Admin Pública

221 quadros ingressam hoje na Administração Pública

Manuel Morais 08 de Setembro de 2026 847 Views
Partilhar

Cerca de 221 cidadãos foram admitidos, hoje, no quadro da Administração Pública, em várias províncias do país, após passarem por um processo de selecção que envolveu mais de 110 mil candidatos.

A informação foi divulgada pelo secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, durante a Cerimónia de Outorga dos candidatos
providos aos Concursos Públicos de Ingresso Externo dos Ministérios dos Transportes (MINTRANS), Administração Pública, Trabalho e
Segurança Social (MAPTSS) e o Instituto de Reintegração Social dos ExMilitares (IRSEM), ligado ao Ministério da Família, Ação Social e Promoção da Mulher (MASFAMU).

A cerimónia foi realizada pela Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), através da Entidade Recrutadora Única (ERU), instituição que tem a responsabilidade de dirigir os processos de seleção de candidatos, a nível da Administração Pública Central, porque os Governos Provinciais e às Administrações Municipais dirigem concursos públicos de forma autónoma, assim como os órgãos de Defesa e Segurança.

O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social considerou a cerimónia de grande importância porque reflecte a conclusão de uma das visões do Presidente da República, que consiste na modernização da Função pública, que começa pela qualidade dos seus quadros.

Por essa razão, disse, foi criada a ERU, com o propósito de selecionar os melhores, sem qualquer interferência que não seja a qualificação e as competências, para que se tenha uma Administração Pública composta por quadros mais qualificados e altura das responsabilidade que o funcionamento exige.

O dirigente informou que depois da entrega dos certificados, os candidatos apurados passam por um processo de imersão, onde serão sujeitos a uma formação inicial para estarem por dentro da pauta deontológica da Função Pública.

Depois desse processo, disse, os selecionados serão encaminhados para os ministérios enquadrados e começarem a exercer as suas funções.

A ERU, referiu, continua com o dinamismo que se impõe, com a transparência e objetividade de conduzir os processos de seleção e recrutamento.

O secretário de Estado lembrou a existência de outros concursos públicos em curso, como dos Ministérios da Agricultura e Saúde

“Apelo à população em geral, sobretudo aos jovens, a acreditarem no processo, onde são selecionados os melhores, de forma objectiva, por ser um processo de transparência, justiça e imparcialidade”, disse.

Para os selecionados, o secretário de Estado pediu para estarem conscientes da missão que vão desempenhar, das responsabilidades que os funcionários públicos devem carregar consigo o facto de começarem um processo que pode levá-los a trilhar os caminhos do funcionalismo público.

Deixe o seu comentário