Admin Trabalho

Ministra do MAPTSS pede ao INEFOP gestão com disciplina e resultados

Aida Horta 07 de Novembro de 2026 290 Views
Partilhar

A ministra Teresa Rodrigues Dias pediu aos membros do Conselho Consultivo do INEFOP a criação de uma cultura de trabalho em equipa, onde o mérito seja reconhecido, os problemas sejam comunicados atempadamente e as soluções sejam construídas em conjunto.

Durante o Conselho Consultivo Alargado do INEFOP, a ministra alertou que a crítica deve servir para melhorar e não para desmobilizar a autoridade, deve ser exercida com responsabilidade, sem arbitrariedade, com solidariedade institucional e disponibilidade para apoiar as estruturas que enfrentam maiores dificuldades.

Para a ministra, o Conselho Consultivo do INEFOP tem uma responsabilidade acrescida por ocorrer num momento em que estão a ser implementadas iniciativas estruturantes para a promoção do emprego juvenil, concretamente o Projecto JOBE Angola, financiado pelo Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA), e o Projecto de Emprego e Oportunidades para os Jovens em Angola (JOVEM+), financiado pelo Banco Mundial.

“Por essa razão, peço que as apresentações e os debates sejam conduzidos com honestidade intelectual. Não devemos esconder dificuldades. É importante reconhecer os progressos, mas também compreender as causas dos insucessos e debitar os inputs necessários para a rigorosa implementação dos programas acima indicados, asim como das demais iniciativas deste órgão”, sublinhou.

A ministra defendeu, assim, a necessidade de o Conselho Consultivo do INEFOP produzir mais do que um balanço descritivo, devendo garantir uma gestão orientada para resultados e disciplina, através de uma leitura objectiva da relação entre metas, recursos e actividades

Teresa Rodrigues Dias revelou que da parte do MAPTSS, existe o compromisso de continuar acompanhar e apoiar as iniciativas do INEFOP, desde que estejam sempre alinhadas com as prioridades e os compromissos estratégicos do Executivo.

Deixe o seu comentário