O embaixador dos EUA em Angola reafirmou a vinda do Presidente Joe Biden em Angola, para os próximos dias, com objectivo de reforçar as relações entre os dois países.

James Story disse que a garantia foi dada hoje, durante o período da amanhã, através de um telefonema recebido da Casa Branca, nos EUA.

O diplomata falava durante a assinatura de um acordo de formação profissional em língua inglesa, com o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

James Story considera que a visita de Joe Biden será histórica, em função das parcerias que os dois países pretendem entrar em acordo.

“O Governo dos EUA está empenhado em fortalecer a força de trabalho em Angola. A parceria com o INEFOP é um dos grandes exemplos do compromisso que pretendemos assumir com Angola, sendo uma ponte para o futuro”, disse.

Em relação ao Corredor do Lobito, James Story, disse que a parceria formativa, também, vai beneficiar os jovens que vão trabalhar neste projecto, por ser um investimento dos EUA e de grande dimensão.

James Story esclareceu que os jovens estarão melhor posicionados a competir para um padrão internacional, não apenas constituído pela língua, mas também, pela ética de trabalho que será imposta, incluindo outros intercâmbios com os EUA.

O compromisso contínuo dos EUA, revelou é apoiar o acesso ao ensino de qualidade com a língua inglesa.

O English Works, disse, foi criado para apoiar jovens com técnicas e habilidades que facilita a sua inserção ao mercado de trabalho.

A língua inglesa é imprescindível para trabalhos internacionais e nacionais, por esta razão, este programa vai abrir muitas portas aos jovens. Os currículos obtidos nesta formação, já têm sido usados com sucesso em vários países, como Brasil, Paquistão e Vietname.

O diplomata considera que as oportunidades surgem sempre com a educação, por isso, aconselhou aos formandos a se dedicarem no projecto e poder alcançar outros patamares, para melhorar a condição de vida deles próprios e das suas famílias, que terão todo o apoio dos EUA.