O Sistema Nacional de Formação Profissional passou a ter, desde, ontem, novos cursos na grelha formativa, tratam-se de energias renováveis, mecânica auto para veículos pesados e irrigação de automação para projectos agrícolas.
O acordo foi definido, ontem, em Luanda pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e a empresa Edison Power, durante a abertura do primeiro Centro de Formação Profissional, com estas novas especialidades.
O director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui considera que a parceria traz grandes vantagens para o Sistema Nacional Formação Profissional, por ser numa altura em de implementação de mais centros de formação privados, sendo que no primeiro ciclo deste ano, foram formados mais de 18 mil jovens, neste segmento.
Estes dados, apontou, fizeram com que os números de formandos chegasse aos 63.000 mil jovens, durante o primeiro semestre deste ano.
Manuel Mbangui disse que com esta parceria, estão a ser introduzidas no sistema novas especialidades, em áreas que o sistema tinha pouca intervenção, desde a mecanização agrícola, com a automação no processo de produção, mecânica de veículos pesados, preparação de motores, de veículos como tratores e gruas.
Numa primeira fase, revelou, a pareceria vai permitir a formação de 34 formadores do sistema, que com as novas tecnologias vão poder disseminar na grelha formativa.
O director-geral esclareceu que o projecto é piloto, com todo investimento feito pela Edison Power, o INEFOP apenas cedeu o espaço e fez a orientação metodológica de todo o processo, que contou, ainda, com a participação do Ministério das Finanças, através da Administração Geral Tributária, ao ceder alguns benefícios fiscais dos equipamentos necessários para montagem no centro de formação profissional.
Manuel Mbangui realçou que perspectiva da parceria é criar três pólos de intervenção, nos centros Norte e Sul do país. Após esta fase, serão implementados as outras especialidades, sobretudo, nas áreas de energias limpas e renováveis.
Parceria permite montagem de cápsulas para energia solar
Na ocasião, o assessor da Edson Power, Dany Kait destacou que parceria pode durar mais de dez anos e vai trazer uma nova realidade e oportunidade para os jovens angolanos.
Apontou que as áreas disponíveis para a formação são concretamente de electricidade, eletrônica, energia solar, além de que a empresa vai fabricar, pela primeira vez em Angola, a cápsula de baterias de inteligência artificial que recebe a energia solar para carregar outros dispositivos.
Dany Kait apontou que a cápsula pode também estar conectada com a Internet, permitindo a inclusão da telemedecina e preventiva, livraria digital e estação para tratamento de água potável.
A parceria, acrescentou, permite, ainda, a criação de uma base para peças suficientes, que podem servir para manutenção de vários projectos.
A Edison Power Company actua na maior parte dos países do continente africano há mais de 20 anos.
A empresa tem representação em vários pontos do mundo, tendo estabelecido, em regime de parceria com o INEFOP, acções de formação profissional, capacitação de quadros, dando prioridade a pessoas portadoras de deficiência física, em vários cursos.
Os objectivos da Edison Power é formar anualmente no mínimo, 69 formandos em todos os cursos ministrados pelo centro.
Deixa o seu comentário!