A directora-geral do Instituto Nacional de Qualificações (INQ), Edgarda de Sacramento Neto anunciou, que a partir do próximo ano, a instituição que dirige, vai realizar, em todo o país, seminários para disseminar a implementação do Sistema Nacional de Qualificações.

Realçou que neste primeiro semestre de trabalho, o objectivo foi a partilha da informação aos principais agentes, porque o estatuto prevê que haja um alinhamento das qualificações ministradas por via da formação profissional, assim como as do ensino técnico, daí a necessidade de partilhar a informação com o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP).

A  directora-geral referiu que a nível mundial, mais de 100 países têm o sistema nacional de qualificações implementados, permitindo que o cidadão formado no seu país, por via da sua mobilidade ou necessidade, possa ter as mesmas qualificações reconhecidas em outro Estado.

Esclareceu que o sistema permite o jovem que fez mecânica automóvel em Angola, possa trabalhar em outros países da SADC, por exemplo.

Edgarda de Sacramento Neto explicou que o segundo Seminário de Disseminação serviu para abordar os instrumentos, quadros, catálogos, impacto, assim como dar a conhecer as iniciativas e os resultados alcançados no sector.