O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e a empresa Yalong Inteligente Equipment Group assinaram, recentemente, em Whanzou, na China, um acordo de cooperação para cinco anos, que visa a modernização, equipamento  dos centros no país, assim como a formação técnica de formadores, com objectivo de garantir a evolução do sector industrial.

O acordo foi rubricado pelo director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui e o presidente da Yalong, Chen Jiquan.

De acordo com este memorando, serão desenvolvidas acções, que permitem o ajuste da oferta formativa às necessidades de inovação e avanços tecnológicos do sector industrial, para a preparação  do capital humano do sector, por via da construção e apetrechamento de unidades formativas, assim como, orientação metodológica para a elaboração de planos curriculares ajustados, fornecimento de materiais e equipamentos didáticos.

A empresa Yalong é uma das lideres na China, no domínio da produção de equipamentos, desenvolvimento de tecnologia e inovação para o ensino e formação técnico profissional, em estreita colaboração com as universidades, escolas e centros de formação profissional.

Na ocasião o Senhor Chen Jiquan Presidente da Empresa Yalong, manifestou o seu interessa de apoiar Angola, na melhoria da formação técnico profissional e o ensino superior, com a intenção de implantar e expandir um polo em Angola.

Por sua vez, Manuel Mbangui, expressou a sua satisfação pelos trabalhos que têm sido realizados pela empresa Yalong, com a montagem de equipamentos do CINFOTEC Huambo, implementação de tecnologia mais avançada, assim como a formação de técnicos angolanos para assegurarem a manutenção e formação.

O director-geral reiterou ser necessário, além dos meios fornecidos, garantir a capacitação do capital humano para tirar maior proveito dos investimentos, colocando o homem no centro das atenções no seguimento do desenvolvimento.

A Yalong coopera com angola no fornecimento de equipamentos, no âmbito do programa de doação do Governo da China, para construção e equipamento do Cinfotec na província do Huambo, que já se encontra em fase de conclusão.

A obra deu início em 2021, conta com mais de seis especialidades já equipadas. Importa referir que a deslocação do director-geral do INEFOP à  China, serviu para acompanhar a conclusão da formação dos formadores angolanos e explorar a possibilidade de expansão da co