A Incubadora tecnologica apresentou hoje, quinta-feira em Luanda oito projectos desenvolvidos na Fábrica de Software e Automação Tecnológica. Incubadora tecnológica, é um ambiente criado com a finalidade de apoiar o surgimento de ideias ou projectos, para que estejam minimamente estruturados, aproveitando a capacitação, a mentoria e o treinamento, permitindo assim, que recebam apoio nos mais variados domínios técnicos para o seu arranque com sucesso.
No acto de encerramento da apresentação dos projectos a ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social ( MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias, disse que o Estado Angolano, tem a responsabilidade de criar oportunidades para que os cidadãos tenham acesso aos programas de formação e capacitação, preparando-os para o exercício de funções no mercado de trabalho, em parceria com as empresas que por via dos seus investimentos, nos diversos sectores económicos, demandam cada vez mais, por uma mão-de-obra qualificada.
Em Angola, prosseguiu, este é um projecto pioneiro que tem como pilares, a Formação, a empregabilidade e a produção/fabricação, com a finalidade de solucionar os problemas sociais, gerar novos empregos e renda, de uma forma sustentável, social, ambiental e economicamente viável. Teresa Rodrigues Dias explicou que neste espírito, o MAPTSS, por via do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), desenvolveu no âmbito do PAPE, a implementação da incubadora tecnológica. Importa destacar que a incubadora tecnológica, é um ambiente criado com a finalidade de apoiar o surgimento de ideias ou projectos, para que estejam minimamente estruturados, aproveitando a capacitação, a mentoria e o treinamento, permitindo assim, que recebam apoio nos mais variados domínios técnicos para o seu arranque com sucesso.
“No domínio destas incubadoras, podemos aferir que muitas iniciativas das Startups tecnológicas, carecem de recursos, económicos e financeiros, para emergir no mercado de trabalho, e aqui, vemos o potencial e as vantagens da aproximação entre as Startups e as Indústrias, que vão crescendo na nossa economia”, disse.
A ministra destacou que as Startups podem recorrer à banca comercial, no sentido de obter recursos para o seu financiamento, visto que a experiência de outras latitudes, demonstra claramente que elas têm uma estrutura mais leve, focada na busca de soluções e modelos de negócios mais eficientes, com resultados validados a curto prazo.
Teresa Rodrigues Dias adiantou que ao longo deste período, a Fabrica de Software e Automação Tecnológica, desenvolveu diversas actividades, dos quais a Incubação de um total de 8 Projectos, traduzidos em 13 Empreendedores, passagem de Know How a mais diversas áreas de actuação das empresas angolanas, totalizando um total de 60 especialistas formados e a transformação de um autocarro em Centro de Formação Itinerante; entre tantas outras actividades desenvolvidas. Dos oito projectos apresentados, constam o sistema integrado para Trabalhos académicos (Sita), de controle e segurança automóvel, de parqueamento, de levantamento no ATM por impressão digital, de controle de consumo de água, o de mapeamento nas centralidades e o do autocarro inteligente.
A fabrica de software e automação tecnológica, tem como objectivos principais desenvolver soluções lógicas com possibilidade de automatização de seus processos mesmo que ainda em protótipos em pequena escala, promover a iniciativa e o espírito empreendedor, proporcionar a formação do homem e a subsequente transferência de conhecimento (know how), apoiar os jovens criadores e inovadores angolanos, impulsionar a formação profissional, criar postos de trabalho directos e indirectos, reforçar a actividade industrial, contribuindo para o crescimento da economia e consequentemente do PIB, contribuir para a redução das importações do produto final e consequentemente, contribuir para o equilíbrio da balança de pagamentos , criação de produtos e marcas de origem angolana, com inovação tecnológica, contribuindo para a elevação do País, no ranking da investigação científica e de tecnologias e revitalizar a sociedade com estas iniciativas.
A Fábrica de Software e Automação Tecnológica (FSAT), inaugurada em 2021, é um conjunto de recursos, processos e metodologias estruturadas de forma semelhante àqueles das indústrias tradicionais, utilizando as melhores praticas criadas para o processo de desenvolvimento, testes e manutenção de softwares. Como sendo incubadora tecnológica, é também uma organização que abriga iniciativas tecnológicas (Start-Up) no ramo de desenvolvimento de sistemas e automatização de processos.
Inaugurada aos 22 de Novembro de 2021, a Fábrica de Software e Automação Tecnológica do CINFOTEC Rangel, tem o seu escopo de actuação em diversas áreas como a Engenharia, Compras, Construção e Gestão de Projectos-DEPCM, Engenharia, Compras e Construção – EPC, Chave na mão – Turn Key, Modalidade de Controlo Principal de Automação – MAC. Tem como projectos automatizados o Desenvolvimento de Softwares Web e Mobile, Segurança Eletrónica, Automatização de Processos Industriais.
Deixa o seu comentário!