O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e o Instituto Irmãs da Misericórdia de Verona celebraram um acordo de três anos nos domínios do ensino geral e da formação profissional, que vai beneficiar a Cidadela Jovens de Sucesso Irmãs da Misericórdia Dr. Luther Rescova, localizada em Cangola, província do Uíge.
De acordo com o director-geral do INEFOP, Manuel Mbangui a Cidadela Jovens de Sucesso de Cangola é diferente das outras seis já existentes no país, por ter uma característica mais vocacionada a mulheres, com sistema de internato para 120 jovens.
O director destacou que o protocolo assinado, surgiu em função da experiência que as irmãs têm demonstrado no domínio da formação integral com meninas, outra razão apontada, é pelo facto do espaço já ter pertencido às irmãs da Misericórdia, que formou vários quadros do país.
O centro foi reinaugurado em Setembro de 2022. E em virtude do conflito armado que o país viveu, o espaço ficou completamente degradado, por isso, foi requalificado e apetrechado, assim como implementado outras acções formativas.
Manuel Mbangui explicou que a requalificação do centro esteve inserida no acordo entre o Executivo e a Santa Sé, que estabelece a recuperação dos patrimónios degradados durante a guerra civil que o país viveu.
Para outros pontos do país, o INEFOP vai trabalhar com outras confissões religiosas, além de contar com a colaboração de várias empresas, com objectivo de envolver toda sociedade para sustentar este desafio, que consiste na integração de jovens em situação de vulnerabilidade.
O director assegurou que neste protocolo, as responsabilidades do INEFOP é continuar a promover o funcionamento normal do centro, para garantir a comunidade um espaço apropriado para inseri-los na sociedade, com qualificações necessárias para estarem à altura do mercado de trabalho.
Os jovens vão ter um período de três anos de formação, assim como a oportunidade de frequentar estágios profissionais e programas de empreendedorismo.
Manuel Mbangui pediu ainda que as Irmãs da Misericórdia tenham em atenção a qualificação integral dos jovens, no sentido de os tornar um homem novo.
em coordenação com organizações sociais.
A instituição tem a missão de reforçar a igualdade de oportunidades, dando prioridade a medidas e programas de formação profissional e empreendedorismo, conducentes à justiça social, inserção socioprofissional e combate à pobreza.
As Escolas Rurais têm a finalidade de oferecer oportunidade de formação integral aos jovens em geral e em particular aos mais carenciados, com idades entre 14 e 17 anos.
A vasta experiência da Igreja Católica e o seu compromisso na formação, reabilitação, integração social dos jovens, adolescentes e crianças em situação de vulnerabilidade social, é dos grandes motivos para celebração deste protocolo, que vai coordenar e cooperar programas com vista a um maior reforço das acções formativas e do processo de integração.
O presente protocolo tem objecto de criar um quadro de cooperação entre as partes, nos domínios do processo de ensino e aprendizagem dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade, visando a sua integração socioprofissional, bem como o bem-estar das suas famílias e da comunidade envolvente à Cidadela.
Deixa o seu comentário!