O processo de procura e oferta de emprego passa, doravante, a ser facilitado com a implementação de recursos tecnológicos a nível dos centros de emprego que estão a ser reabilitados, modernizados e activados em todo o país, num total de 22 unidades. 

O facto foi tornado público, nesta sexta-feira 3 de Fevereiro, pela Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.

A ministra, que falava aos jornalistas, à margem do acto de reinauguração do Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional do Talatona, anunciou que, no âmbito da nova política, os jovens já não precisam se locomover aos centros de emprego, bastando, para o efeito, recorrerem a plataforma online do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) aonde poderão candidatar-se as vagas de emprego. 

Segundo Teresa Rodrigues Dias, a medida surge em função do facto de alguns centros trabalharem de forma manual e descontextualizada, o que causava muitos constrangimentos. 

Neste modelo antigo, referiu a ministra, era difícil conhecer as pessoas que vinham a procura de emprego e as empresas também tinham de se descolar. 

Entretanto, com as mudanças em curso, hoje já é possível manter essa interactividade através da uma plataforma web.

“Hoje os cidadãos podem procurar emprego via on-line e os centros passam a conhecer os perfis de cada um. Deste modo, as políticas de emprego passam a ser mais acertivas, bem como proporcionará melhor as tipologias de formação, atendendo a necessidade de cada área”, destacou.