O Instituto Nacional de Qualificações (INQ), dentro das suas atribuições, e em estreita parceria com o Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), apresentou nesta segunda e terça-feira, em Luanda, os principais resultados dos Estudos Sectoriais das Famílias Profissionais “Metalurgia e Metalomecânica” e de “Electricidade, Energias e Ambiente”, bem como os trabalhos realizados pelos Conselhos Técnicos Sectoriais de Qualificações.

Estes encontros tiveram lugar no Centro Integrado de Formação Tecnológica do Rangel (CINFOTEC) e serviram para dar a conhecer os principais resultados dos referidos Estudos, assim como os frutos das reuniões técnicas realizadas pelos Conselhos Técnicos Sectoriais de Qualificações, entidades responsáveis pela elaboração das qualificações profissionais.

Os Estudos Sectoriais supracitados foram elaborados com vista à elaboração de qualificações profissionais e tendo sido identificadas as profissões necessárias e relevantes para o mercado de trabalho nacional. Das profissões identificadas, os Conselhos Técnicos Sectoriais de Qualificações elaboraram os Referenciais de Competências e de Formação de 4 qualificações profissionais, apontadas nos Estudos como sendo prioritárias. 

A directora-geral do Instituto Nacional de Qualificações revelou que para a elaboração destas qualificações, foram constituídos 2 Conselhos Técnicos Sectoriais de Qualificações em cada uma das Famílias Profissionais, que tiveram a responsabilidade de desenhar as 4 qualificações, que passarão a integrar o Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais.

Participaram nestes encontros responsáveis das empresas públicas e privadas, dos departamentos ministeriais, dos sindicatos, das associações empresariais, das instituições de ensino técnico e de formação profissional e peritos dos sectores das respectivas Famílias Profissionais, encarregues pela validação dos Referenciais de Competências e de Formação, a integrar as qualificações associadas ao referido Catálogo – referiu Edgarda Sacramento Neto.

Edgarda Sacramento Neto explicou, que os Referenciais correspondentes às duas Famílias Profissionais, nomeadamente “Metalurgia e Metalomecânica” e “Electricidade, Energias e Ambiente”, dizem respeito às qualificações profissionais de Soldador/a de nível 3 e Técnico/a de Soldadura de nível 5, e de Electricista de Instalações Industriais de nível 3 e de Técnico/a de Instalações Elétricas Industriais de nível 5, do recentemente aprovado Quadro Nacional de Qualificações, instrumento indissociável do Sistema Nacional de Qualificações de Angola.

O coordenador geral do projecto RETFOP, Alexandre Rosa, relembrou que o INQ estruturou o seu Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais em 27 Famílias Profissionais, de todos os sectores produtivos, tendo referido à título de exemplo, que em Portugal existem mais de 370 qualificações profissionais no seu Catálogo e que Angola poderá atingir valores desta natureza. De igual modo, referiu que o momento serve para coordenar e estruturar a oferta formativa, quer no ensino técnico profissional, como na formação profissional.

O Projecto RETFOP, financiado pela União Europeia, tem como objectivo fundamental ajudar a revitalizar e a melhorar o sistema de ensino técnico e da formação profissional em Angola.

O director de Recursos Humanos da Fabrimetal, Yuri Rainho considera que a iniciativa importante por ser necessário adequar a oferta formativa às necessidades do mercado importante.