A decorrer em Durban, África do Sul, de 15 á 20 de Maio de 2022, Angola participa da 5ª Conferência Mundial sobre a Eliminação do Trabalho Infantil.
Sob a organização da OIT este evento mundial que acontece em Durban, ajudará a construir o caminho para um mundo livre de trabalho infantil.
A 5º Conferência Mundial realiza-se com apenas três anos restantes para alcançar a meta de eliminação de todo o trabalho infantil, até 2025 e apenas oito anos em direcção à meta de eliminação do trabalho forçado, até 2030, conforme estabelecido pela Meta 8.7 do ODS. Além disso, ocorre em um momento em que o mundo está a se recuperar e a responder aos múltiplos efeitos da pandemia de COVID-19, que tem um efeito devastador na saúde, progresso econômico, igualdade e desenvolvimento social.
Neste contexto, a 5ª Conferência Mundial representa uma oportunidade para avaliar os progressos realizados no sentido de alcançar os marcos da Meta 8.7, discutir boas práticas implementadas pelos diferentes actores em todo o mundo e identificar lacunas e medidas urgentes necessárias para acelerar a eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado.
A conferência conta com a presença de chefes de Estado, ministros, constituintes tripartidos (Governo, Empregadores e trabalhadores ) de 187 países membros da OIT, agências das Nações Unidas, instituições acadêmicas, organizações da sociedade civil, organizações não governamentais, mídia e sociedade civil.
O Estado Angolano, faz-se representar por uma Delegação tripartida, chefiada pelo Director do Gabinete Jurídico e de Intercâmbio do MAPTSS, Dr. David Kinjica e integra outros peritos na matéria, nomeadamente, por Técnicos Especialistas do MAPTSS, representante dos Empregadores (Federação das Mulheres Empreendedoras de Angola, FMEA) e Representante dos Trabalhadores ( União Nacional dos Trabalhadores de Angola, UNTA -CS.)
Deixa o seu comentário!