A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, conferiu posse na sexta-, aos novos membros da Comissão Nacional para Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Tomaram posse 14 membros, entre representantes das entidades empregadoras, sindicatos e do executivo.
Durante o acto de tomada de posse, a ministra Teresa Dias disse, que a nomeação dos representantes desta comissão resulta da necessidade de se imprimir maior dinâmica no acesso a informação, por parte dos trabalhadores e empregadores em relação aos trabalhos realizados pelo Governo angolano por via do MAPTSS e que envolve os parceiros sociais.
A ministra Teresa Dias, acredita que os novos representantes vão ajudar a reforçar a cultura de trabalho tripartido à luz do espírito laboral da OIT.
Neste sentido, a ministra disse esperar que os novos integrantes sejam proactivos e veículos activos de informação e de apresentação de propostas para a resolução dos problemas laborais dos trabalhadores, das empresas e do Governo angolano.
Para Teresa Dias o Executivo angolano, está confiante numa melhoria da qualidade das políticas públicas no domínio do trabalho com a inserção de novos membros angolanos na OTI
A governante refere que o envolvimento dos trabalhadores e dos empregadores dentro das acções desenvolvidas pelo ministério é concretizado pela nomeação dos membros nas comissões de trabalho, onde os representantes dos vários órgãos tripartidos são parte integrante dos grupos técnicos de trabalho.
“O Governo Angolano, na qualidade de membro da OIT, tem a responsabilidade de garantir o diálogo com os parceiros sociais, quer na elaboração, como na execução de políticas públicas, no domínio do trabalho”, explicou.
De referir que a OIT, agência multilateral da organização das nações unidas, especializada nas questões do trabalho, no âmbito das suas atribuições, atende as necessidades dos trabalhadores, sendo que, para o efeito, reúne com os representantes do governo, das organizações de empregadores e sindicais para estabelecer normas de trabalho, desenvolver políticas e elaborar programas.
Deixa o seu comentário!