O Secretário de Estado do Trabalho e Segurança, Pedro Filipe participou, nesta terça-feira 7 de novembro, a convite do Ministério da Economia e Planeamento de um briefing semanal organizado pelo MEP. 

Pedro Filipe, falou dos objetivos e dos resultados já alcançados do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade.   Na sua intervenção o Secretário de Estado deu a conhecer os diferentes programas de inserção e fomento da empregabilidade. 

Sobre o programa de estágios profissionais, Pedro Filipe, adiantou que o mesmo visa consolidar a formação académica ou profissional em contexto real de trabalho, apoiar a transição entre o sistema de educação/formação e o mercado de trabalho e facilitar o recrutamento e a integração de quadros nas empresas, através do apoio técnico prestado à estas na realização de estágios profissionais.

Neste momento estão inscritos no programa de Estágios Profissionais 12.009 estudantes, foram celebrados 28 protocolos com instituições de ensino e 121 protocolos rubricados com diferentes empresas.

Entretanto, nem tudo correu como previsto, no contexto da pandemia mundial em 2020, com as limitações impostas devido a pandemia da Covid-19, houve um impacto profundo naquilo que era o alcance das metas e objetivos do Plano. Daí que houvesse a necessidade de um reajuste do mesmo, contudo foram alcançados 27,45% das metas dos 83.500 empregos previstos pelo PAPE. Adiantou Pedro Filipe. 

Veja na integra a intervenção do secretário de estado do Trabalho e Segurança Social Pedro Filipe.