Tudo começou em Abril de 2019 quando o Executivo Angolano aprovou o Decreto Presidencial n.º 113/19, de 16 de Abril, sobre o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE),lançado oficialmente, a 3 de Outubro de 2019 na província do Cuando Cubango e posteriormente relançado a 17 de Setembro de 2020 na província do Uíge.

Depois do relançamento, o PAPE não mais parou. Percorreu pelas 18 províncias, renovou a esperança de centenas de jovens com o fomento do autoemprego, capacitação nos domínios do Empreendedorismo e Gestão de Negócios, Avaliação e Certificação de Competências para a atribuição de carteiras profissionais, Atribuição de microcrédito, Estágios Profissionais, Programa AVANÇO e Entrega de Kits de Trabalho.

Visivelmente satisfeita, a ministra da APTSS disse que “é exactamente neste sentido, que estamos a materializar com muito sentido de amor à Pátria, dever de cumprimento de missão que percorremos as 18 províncias e vários municípios para que o PAPE fosse real, pelo que atingimos os mais de 12.566 postos de trabalho criados, estando assim a 15% da meta da geração dos 83.500 empregos previstos no PAPE, numa clara sinalização que tudo iremos realizar para concretização dos objectivos e metas propostos”.

A ministra Teresa Rodrigues Dias reconheceu que apesar da concretização de várias acções, muito trabalho ainda há para ser feito, rumo ao alcance das metas, no entanto, disse que o maior contributo do Programa na vida do cidadão, tem sido a formalização das actividades económicas, por via da inscrição dos beneficiários no sistema de Protecção Social da Segurança Social, registo da actividade através das Administrações Locais e na AGT, reconvertendo a actividade informal em formal.

MAPTSS entrega menções honrosas aos responsáveis envolvidos no PAPE

O PAPE encerrou na sexta-feira um ciclo com a implementação do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade nas 18 províncias do país. O resultado do esforço e dedicação para que o projecto se tornasse uma realidade mereceu o reconhecimento da Ministra Teresa Rodrigues Dias que decidiu entregar menção honrosa aos responsáveis envolvidos directamente no PAPE.

Actualmente o PAPE encontra-se em plena fase de execução nas dezoito províncias, no entanto, está a ser implementado em conformidade com as normas e boas práticas em gestão de projectos.