Numa parceria entre o Governo de Angola, o Reino da Noruega e as Nações Unidas, 300 bolsas de formação técnico profissional e ensino técnico foram ontem sorteadas no Centro de Formação Profissional do Cazenga.

No âmbito do projecto de “Reforço de Desenvolvimento e Competências e Criação de Emprego para a Juventude em Angola”, a Embaixada da Noruega, o PNUD e o UNICEF estabeleceram um protocolo de parceria com o INEFOP/MAPTSS e o Ministério da Educação no sentido de disponibilizar 300 bolsas de ensino e de formação profissional aos jovens residentes no município do cazenga.

Para Tomás Bica, administrador do município do Cazenga a atribuição de 300 bolsas de formação profissional a jovens do município do cazenga é motivo de orgulho e grande satisfação”, uma vez que “não existe melhor maneira de combater a fome e a pobreza do que proporcionar formação profissional e criar oportunidades de emprego.

As bolsas dos cursos técnico-profissionais destinam-se á jovens com idades compreendidas entre os 14 e 24 anos.

Segundo o Embaixador da Noruega em Angola, Kikkan Marshall Haugen A atribuição de bolsas de estudo irá promover o desenvolvimento de competências e a criação de emprego para os jovens e não beneficia somente os jovens a quem as bolsas foram atribuídas, mas também indirectamente os seus familiares.

Foram seleccionados 180 jovens para formação técnico profissional e 120 bolsas para a educação de jovens adultos, sendo que, jovens a procura do 1º emprego, mães adolescentes e pessoas com deficiência foram as prioridades.

As formações serão realizadas no Centro de Formação Profissional do INEFOP do Cazenga e estão disponíveis cursos de curta e média duração nas especialidades de informática, maquiagem, tubagem, mecânica diesel, corte e costura, soldadura, canalização, electricidade, secretariado executivo, contabilidade informatizada, carpintaria e outras.

O Plano de Desenvolvimento Nacional – PDN 2018-2022, no âmbito da Estratégia da Promoção da Empregabilidade, destaca a importância da mão-de-obra nacional qualificada, como uma garantia inquestionável do desenvolvimento sócio-económico do nosso País. Por essa razão, segundo a Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, ” a aposta na Formação Profissional, torna-se um meio e uma ferramenta fundamental, pois, contribui para a mudança do perfil técnico e social dos jovens que frequentam essas acções, aumentando assim as suas qualificações, por um lado e, por outro, assume-se como um factor de sustentabilidade dodesenvolvimento sócio-económico, pois contribui para a redução da exclusão social”.

O “Reforço do Desenvolvimento de Competências e a Criação de Emprego para a Juventude em Angola” é um projecto que promove a igualdade de género, a educação e a participação de adolescentes e mulheres na vida activa social do País.