As condições técnicas e de acomodação da escola rural cidadela jovem de sucesso do Lucala, satisfaz os formandos, que garantem aproveitar de forma positiva os conhecimentos para melhoria das condições de vida pessoal e desenvolvimento do país.

A escola que comporta três salas académicas e cinco oficinas garante a formação de 240 formandos, em três anos,   conciliando a formação técnica e profissional, com a escolar, de modo a preparar os jovens para  mercado de trabalho, depois do termino da formação.

De realçar que os três anos de formação garante um certificado académico do primeiro ciclo de escolaridade.

Sambita Mateus de 17 anos, residente do município do Lucala, estuda a 7° classe e está, na primeira fase a frequentar o curso de serralharia.

O jovem frisou que a oportunidade encontrada na escola rural é um sonho realizado.

Ressaltou que a apesar das dificuldades encontradas na formação, no que toca ao traquejo e manuseio dos meios de formação, não vai desistir do curso, tendo garantido que vai ombrear com os rapazes da turma, para estar entre os melhores alunos.

“Venho de uma família carenciada, por isso, vou agarrar esta oportunidade, para garantir conhecimentos técnicos que me facilitam a obter um emprego no futuro” disse.

Paixão João Domingos de 15 anos, oriundo do município do Cazengo, revelou que deixou a família e os amigos, com o propósito de ser um dos primeiros formandos do projecto Cidadela Jovens de Sucesso, onde espera adquirir valências.

Visivelmente satisfeito, o jovem garante que está preparado para os desafios da formação profissional e pretende terminar o curso, no tempo estabelecido.

“Está oportunidade é única, não quero reprovar, por essa razão, vou dar o máximo para concluir a formação no tempo estabelecido”, concluiu.