A Cidadela Jovens de Sucesso do Lucala, no Cuanza-Norte, tem capacidade para albergar 240 jovens e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, onde vão ter a oportunidade de estudar e fazer um curso de formação profissional, para estarem preparados ao mercado de trabalho.
A nova infra-estrutura que foi inaugurada, hoje, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, onde informou que a construção esteve avaliada em 22 milhões de dólares, e tem capacidade de albergar 120 jovens em sistema de internato e os restantes na condição de externos.
Teresa Rodrigues Dias falava após a inauguração da nova infra-estrutura, construída num espaço total de 108.000metros quadrados, com uma área de 78.000m2 e 30.000m2, reservados para a produção a agrícola.
A ministra reiterou a aposta do Ministério veemente na promoção de espaços adequados para a frequência de cursos profissionais, especialmente para a juventude, aonde se encontra a maior taxa de desemprego, devendo estas habilidades, estarem ajustados às necessidades de qualificação da mão-de-obra, que incide, essencialmente, na qualificação profissional e inserção ao mercado de trabalho.
“Não temos dúvidas de que um jovem capacitado, é um activo para a sociedade, por isso, vamos continuar a insistir nas Políticas Públicas, viradas a construção e requalificação dos centros de Formação Profissional e de Emprego, que devem ser modernizados a nível de equipamentos tecnológicos para melhor dotar os formandos de conhecimentos técnicos ajustados as necessidades do mercado de trabalho.
Com esta inauguração, disse a ministra, foi sinalizado um marco importante, tal como orientou o Presidente da República, que passa a citar: “Os jovens aprendem e se adaptam rápido, só precisam de uma mão condutora que os encoraje e os incentive” – fim de citação.
Nestes termos, Teresa Rodrigues Dias assegurou, que a província do Cuanza-Norte pode contar com Ministério, enquanto mão condutora nas questões do domínio da Formação Profissional.
A titular do MAPTSS reconhece que existe, ainda, um longo percurso a ser trilhado, rumo à materialização dos desígnios constitucionais, voltados para a promoção do emprego digno e sustentável para todos os angolanos.
Entretanto, realçou, não tenham dúvidas que o Executivo liderado pelo Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço, tudo tem feito e tudo fará, para continuar a garantir a justiça social, através da implementação das diversas políticas centradas na Formação Profissional, na promoção do auto-emprego, por via da cedência de créditos bonificados, assim como a oportunidade dosEstágios Profissionais e empreendedorismo.
Teresa Rodrigues Dias destacou que a nível do Executivo, já foram concretizadas várias acções neste sentido, dentreas quais, a Cidadela Jovens de Sucesso Dr. Sérgio Luther Rescova de Cangola, na Província do Uíge, assim como a Cidadela Jovens de Sucesso do Bailundo, na Província do Huambo, no âmbito do PDN 2023-2027, tendo em conta o aumento da oferta formativa no Sistema Nacional de Formação Profissional.
A governante referiu que a Cidadela Jovens de Sucesso do Lucala é a nona do país, depois das Cidadelas Jovens de Sucesso de Cabiri e Kala Kala, ambas em Luanda, Sacassange no Moxico, Mucari em Malanje, Matala(Huila), Dinge (Cabinda), Cangola (Uíge) e Bailundo (Huambo).
A ministra informou que desde a entrada em funcionamento destas Cidadelas Jovens de Sucesso, jáforam formados 7.079 cidadãos, em todo o país.
O ciclo formativo para o projecto destas Cidadelas Jovens de Sucesso, explicou, são de três anos, além de concluírem o Iº Ciclo do Ensino Geral, ou seja, da 7.ª à 9.ª classes, também são formados em diversos cursos profissionais, que lhes permite adquirir competências e habilidades técnicas para facilitar a inserção no mercado de trabalho.
O centro de formação tem uma carteira formativa que se assenta nos seguintes cursos, Agropecuária, Electricidade de baixa tensão, Carpintaria, Serralharia, Corte e Costura, Informática na óptica do utilizador.
Nesta conformidade, salientou, o Executivo tem gizado um conjunto de iniciativas para a garantir que sejam consolidadas nas medidas prioritárias, previstas na Agenda Nacional para o Emprego, cuja implementação passa pelo Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA).
Teresa Rodrigues Dias espera que com a construção e inauguração desta infra-estrutura, sejam alcançados os seguintes objectivos, alargamento da oportunidade de acesso à formação profissional aos jovens e desempregados, promoção do acesso aos programas de Formação Profissional, empreendedorismo e estágios profissionais.
A governante pretende, ainda, o reforço da igualdade de oportunidades, dando prioridade as medidas e programas conducentes à inserção socio-profissional, a justiça social e a integração no mercado de trabalho dos segmentos dos cidadãos mais desfavorecidos.
Deixa o seu comentário!