A Cidadela Jovens de Sucesso localizada no município de Lucala, província do Cuanza-Norte, vai ser inaugurada, na quinta-feira, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

A infra-estrutura que será inaugurada por Teresa Rodrigues Dias, é uma resposta inovadora aos desafios enfrentados por adolescentes e jovens de famílias carenciadas e vulneráveis.

O centro dá também prioridade a órfãos, jovens em situação de risco, à procura do primeiro emprego e adultos que queiram melhorar as suas qualificações.

A Cidadela Jovens de Sucesso foi projectada ao abrigo do Decreto Presidencial nº 113/19 de 16 de Abril, sendo que os custos da construção foram financiados pelo Grupo Mitrelle.

A empreitada esteve a cargo da empresa China Jiang Sun e o seu apetrechamento a cargo da FOCUS-Education e teve a duração de 12 meses.

A falta de qualificação e de acesso a um sistema educacional técnico e profissionalizante é uma realidade que impede que muitos jovens entrem no mercado de trabalho formal ou que empreendam com sucesso.

A infra-estrutura está erguida num espaço de 108.000 metros quadrados, numa área de 78.000 e 30.000 estão reservados para a produção agrícola.

A Cidadela Jovens de Sucesso é uma instituição pública tutelada pelo INEFOP, encarregue de ministrar cursos de níveis I e II.

O projeto dá formação nas áreas de eletricidade, agricultura, agropecuária, carpintaria e apicultura, foi desenvolvido para oferecer capacitação profissional e acadêmica, com um impacto significativo na vida dos beneficiários e das suas comunidades.

O programa curricular é de três anos, os requisitos para o ingresso, obriga os jovens a ter pelo menos a 6ª classe, para depois serem capacitados com formação acadêmica básica, sendo o 1º ciclo do ensino geral, e em competências práticas e técnicas, com módulos transversais de empreendedorismo, cidadania e tecnologias de informação e comunicação.

O programa proporciona aos jovens uma formação completa, que valoriza o trabalho técnico e competências modernas necessárias para o mercado atual.

O centro permite que os jovens adquiram competências profissionais, favorecendo a empregabilidade e o desenvolvimento pessoal.

A Cidadela Jovens de Sucesso de Lucala será a oitava do país, depois de Cabiri e Kalakala, em Luanda, Sacassangeno Moxico, Mucari (Malange), Matala (Huíla), Cangola(Uíge) e Bailundo (Huambo).

Desde a entrada em funcionamento das Cidadelas Jovens de Sucesso, desde 2008, já foram formados 4.108 jovens e 2.971 encontram-se em formação.

A Cidadela do Lucala tem uma capacidade formativa para 240 formandos, sendo 120 para o regime de internato, e vai oferecer os cursos de Agropecuária, Electricidade de baixa tensão, Carpintaria, Serralharia, Corte e Costura e Informática, na óptica do utilizador.

A infra-estrutura tem três lares de estudantes, dormitórios com capacidade para 120 formandos, um refeitório, lavandaria geral, posto médico, mediateca, três aviários.

Com uma população maioritariamente jovem e uma economia, ainda, em desenvolvimento, o Cuanza-Norte carece de oportunidades para a formação, qualificação profissional e acadêmica para os jovens.

Grande parte das famílias na província depende de atividades de subsistência, agricultura familiar e pequenos negócios informais, o que limita o desenvolvimento socioeconómico da região.