A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) pretende formar, até dezembro deste ano, 15.300 técnicos da Administração Local do Estado, em todo o país, no quadro da nova Divisão Político-Administrativa.
A informação foi avançada, ontem, em Luanda, pela presidente do Conselho de Administração, durante o lançamento do ciclo de seminários e cursos para os quadros da Administração Local do Estado, que decorre de 22 de Outubro a 22 de Dezembro, deste ano.
Sandra Rodrigues informou que o ciclo de formação vai decorrer em todo o país e tem como lema “Plano Director e o seu Impacto na Gestão dos Órgãos da Administração Local”, com matérias ligadas à ética, deontologia no serviço público, gestão hospitalar, assim como os procedimentos da contratação pública.
A PCA da ENAPPA considera que a formação de quadros tem capital importância para o Estado angolano, pois não é possível falar de melhoria e excelência dos serviços públicos, sem olhar para a componente da formação.
Sandra Rodrigues referiu que a qualidade das políticas públicas e a boa execução dos programas e políticas do Governo têm sido uma das apostas do Executivo, tendo destacado a aprovação do Plano Nacional Angola Capital Humano 2023-2037, que estabelece a formação de quadros como um dos eixos deste instrumento.
A dirigente destacou que a nova Divisão Político-Administrativa e o processo de descentralização e desconcentração administrativa que ocorre no país, trouxe maior amplitude na actuação e administração dos recursos materiais e financeiros para os municípios.
Deixa o seu comentário!