O SIAC tem 90 serviços públicos distribuídos em 12 organismos, sendo que no mesmo espaço, o cidadão pode solicitar o Registo Civil, Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Título de Propriedade Automóvel, Registo de Imóvel, Cartão de Contribuinte, fazer pagamento de impostos, tem ainda disponível os serviços da Pensão de Reforma, subsídio de Maternidade, Certificado de Admissibilidade de Firma, Obtenção do Alvará Comercial, Registo Geral de Empresas, actos notariais e outros afins.

Nas unidades do SIAC podem ser feitos ainda autenticação de documentos do Ministério das Relações Exteriores, cadastramento dos centros de emprego, assim como tem disponível serviços de bancos e área empresarial.

Nos últimos tempos, o SIAC tem procurado implementar um sistema digitalizado adequado à reforma administrativa e uma das grandes prioridades é aumentar o número de serviços, tanto empresarial, como público e privado, assim como inserir o projecto Simplifica.

O SIAC tem um orientador de fluxo para facilitar o atendimento dos cidadãos. As normas definem, por exemplo, que para se tratar documentos na área do Registo Civil, é necessário fazer-se, antes, a triagem, de modo para que quem vá à outra fase, tenha condições que permitam a sua execução.

Quando o cidadão chega ao SIAC, deve tirar uma senha e observar se a sua documentação está completa. O tempo de espera para o atendimento está programado para apenas cinco minutos.

As falhas no processo de entrega e execução do documento só acontecem quando há deficiência no sistema, que depende de um provedor que garante a comunicação.