O Executivo anunciou, hoje, em Luanda, a existência de 1.424 vagas de emprego para os concursos públicos, deste ano, estando já em curso quatro e a abertura de mais sete para os próximos dias.

A informação foi avançada pela secretária de Estado para Administração Pública, Amélia Varela, durante o nono Briefing do MAPTSS, que serve para fazer o balanço das actividades e perspectivar as acções do sector.

Amélia Varela esclareceu que dos quatro concursos públicos em curso, perfazem um total de 624 vagas,reservados para a Agência de Protecção de Dados, Ministério da Agricultura e Florestas, Instituto de Desenvolvimento Florestal e a Agência de Investimentos Privados e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX).

Para os próximos dias, revelou, estarão disponíveis 800 vagas, direcionadas ao Arquivo Histórico Nacional, Memorial António Agostinho Neto, Faculdade de Medicina da UAN, Ministérios da Educação, Transportes, Administração do Território, Juventude e Desportos.

A secretária de Estado explicou que os concursos públicos são realizadas através da Entidade Recrutadora Única (ERU), no âmbito do Processo de Reforma da Administrativa, enquadrado na estratégia de modernização dos serviços públicos.

Em 2023, lembrou, a Entidade Recrutadora Única recebeu295.740 candidaturas, para 2.689 vagas, disponíveis na Administração Pública central e indirecta.

No mesmo período, foram realizados sete concursos públicos, com o registo de 325.196 candidaturas submetidas e admitidas 295.740.

O total de candidatos admitidos ao órgão foi de 2.295, sendo que das 2.689 vagas criadas, foram providos 2.281 candidatos, com a inclusão de 18 candidatos portadores de deficiência.