A embaixadora da União Europeia (UE) em Angola, Rosário Bento Pais anunciou, que está em preparação um financiamento de 43 milhões de euros para apoiar o Ensino Técnico e Formação Profissional no país. 

Rosário Bento Pais que falou dos vários financiamentos e apoio da União Europeia em Angola, frisou que a nova acção de apoio, a ser implementada em 2026, está enquadrada na Estratégia Global Gateway da UE, que apoia o Corredor do Lobito como eixo emblemático, com grande potencial para impulsionar a diversificação da economia e criação de empregos no país. 

“Esta nova acção visa dar sequência aos trabalhos do Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional (RETFOP), para reforçar ascapacidades das entidades responsáveis pelo ensino técnico, formação profissional e emprego, assim como potenciar a colaboração com o sector privado”, esclareceu.

Na sua intervenção, a representante da UE saudou o Instituto Nacional de Qualificações por receber a assistência técnica do ACQF-II para impulsionar os seus trabalhos e planos, contribuindo assim, para a transparência, comparabilidade e reconhecimento das qualificações no continente africano.

Em Angola, disse, a UE está comprometida em contribuir para a diversificação económica e a criação de empregos, através do reforço do ensino técnico, da formação profissional e do ensino superior.

Destacou, entre outros projectos financiados pela UE, o RETFOP, que co-financia o Programa de Apoio à Formação Agrícola e Rural (PAFAR). Apontou, também, o Programa de Apoio ao Ensino Superior (UNI.AO), para mestrados e doutoramentos em universidades do país.