A ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, na qualidade de Presidente da Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP, anunciou, ontem, anunciou que a organização vai envidar esforços para promover a entrada em vigor e a implementação da Convenção Multilateral de Segurança Social da CPLP.

Para o efeito, destacou, vai recomendar a adesão de todos os Estados-Membros à Coligação Global para a Justiça Social, iniciativa que visa avançar as causas da justiça social e do trabalho digno, no sentido de realizar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

A ministra falava durante a 112° Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que conta com a participação efectiva tripartida dos seus 187 Estados membros, composto pelos Delegados Governamentais, Delegados dos Empregadores e dos Trabalhadores. 

Teresa Rodrigues Dias revelou que a CPLP vai consolidar o compromisso de apoio mútuo entre os países, para promover a aprovação oportuna, no Conselho de Administração da OIT, com objectivo de fazer parte das decisões que fortaleçam o papel da Língua Portuguesa como idioma oficial ou de trabalho da Organização, incluindo nas reuniões mais relevantes.

Segundo a governante angolana, a organização declara o seu apoio incondicional para a abertura do Escritório–País em Luanda.

Teresa Rodrigues Dias afirmou que a organização assume o compromisso com a implementação do Plano Estratégico de Cooperação da CPLP para o Trabalho e Assuntos Sociais (PECTAS-CPLP –2024-2030).

De acordo com a ministra, a CPLP renova o compromisso com a implementação do Plano de Acção da CPLP para o Combate ao Trabalho Infantil 2021-2025 (PACTI)” e do “Plano de Acção da CPLP para a Inspecção do Trabalho 2023-2030.