De acordo com dados do Instituto Nacional da Criança (INAC), em 2023, o SOS Criança, através da linha telefónica 15015, registou mais de 800 mil chamadas de denúncias relacionadas ao combate do trabalho infantil.

O chefe de departamento de protecção a criança INAC, Bruno Pedro que falou sobre o trabalho da acção social, onde destacou que recebem muitas denúncias, inclusive de crianças a fazerem trabalhos na rua.

Bruno Pedro considera que muutos adultos praticam o trabalho infantil por falta de conhecimento, por não entendem as consequências que elas possam ter no futuro, ficando privadas de até irem à escola.

“As crianças não devem trabalhar, porque é um atentado aos seus direitos. Por esta razão, é importante a sensibilização da sociedade para que casos do género sejam evitados. Os números são preocupantes, mas ainda, estão distantes da realidade”, disse.

O agente social afirma que existem muitos casos de trabalho infantil que é feito em casa, com trabalhos domésticos, mas que não são denunciados.  Revelou que apenas a partir dos 14 anos, com algumas restrições, é que elas podem fazer algum trabalho,  fora destes pressupostos, é considerado uma violação aos direitos da criança.