A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) formou, no período de 2018 até ao primeiro trimestre de 2024,  75.430 funcionários públicos e agentes administrativos.

 Enquanto que o Sistema Nacional de Formação Profissional formou de 2018 até ao primeiro trimestre de 2024, 434.163  cidadãos.

Os dados foram avançados, ontem, em Luanda, pela ministra do MAPTSS, Teresa Rodrigues Dias, durante a 14ª Edição do Café CIPRA.

Segundo a ministra, ainda este ano, foram admitidos na Função Pública, através da Entidade Recrutadora Única (ERU), 2.291 funcionários públicos.

No domínio da Formação de Quadros, a ministra destacou a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) como um importante centro de formação, incluindo os regionais.

A ministra informou que a ENAPP tem cursos de alta liderança, realizados em alinhamento com a Universidade Agostinho Neto.

O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), revelou, tem 162 centros de formação profissional, desde os níveis I, II, II e IV, sendo que alguns são leccionados no Cinfotec, em função das tecnologias de ponta. Em Luanda, por exemplo, disse que existem os Cinfotec de Talatona e do Rangel, além do existente na província do Huambo, que satisfazem as necessidades do mercado, com cursos de serralharia industrial, soldadura e outros.

A ministra disse que os estágios profissionais, através do INEFOP, têm sido remunerados, e quase todos os estagiários acabam por ser absorvidos nestas empresas. Realçou que os Centros de Serviços de Emprego estão em determinadas áreas do país e acolhem as ofertas formativas, para além da procura de emprego.