O Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) da província do Huambo, inaugurado no dia 12, pelo Presidente da República, já começou a ministrar aulas aos primeiros jovens que se candidataram para os diferentes cursos disponibilizados, com tecnologias de ponta.
O CINFOTEC Huambo é vocacionado para a formação técnico-profissional dos jovens. Considerado um dos maiores do país, está orçado em 30 milhões de dólares norte-americanos, por via de um financiamento do Governo da China.
Na cerimónia de apresentação do empreendimento social, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, explicou que a infra-estrutura vai contribuir para o aumento da qualidade formativa, com reflexo directo no desenvolvimento do sector tecnológico e industrial do país.
De acordo com a governante, a obra é oportuna e serve de lançamento da Agenda Nacional de Emprego, com foco na prioridade da formação técnico-profissional. Anunciou para os próximos dias, a operacionalização do Fundo Nacional do Emprego, instrumento para o fomento da empregabilidade e redução da taxa de desemprego.
O CINFOTEC tem capacidade formativa de 2.400 profissionais por ano e oferece tecnologia moderna ajustada às necessidades do mercado. Com 30 cursos, destacam-se as especialidades de Mecânica e Produção, Laboratório, Meteorologia, Teste Médico Electrónico, Mecatrónica, Soldadura, Mecânica Geral, Electricidade de baixa tensão, Informática, Fotografia, Edição de Vídeo, Comunicação Multimédia, entre outros.
De acordo com a ministra, o empreendimento vai permitir, também, capacitar os jovens, sobretudo os mais desfavorecidos, com formação técnico-profissional. O Centro tem 480 vagas e já foram inscritos mais de 300 formandos em vários cursos.
Apoio da China ao CINFOTEC
A ministra conselheira da Embaixada da República Popular da China, Chen Feng, agradeceu ao Executivo pelo apoio prestado ao valioso projecto de formação técnico-profissional, que em parceria com técnicos dos dois países a infra-estrutura foi concluída de forma satisfatória.
Disse que o Governo da China dá grande importância à melhoria da capacitação dos jovens do continente africano, com iniciativas diversas para o fomento do talento local.
O CINFOTEC do Huambo, com mais de 30 laboratórios e seis oficinas, é uma doação da República Popular da China ao Governo angolano, num investimento de cerca de 30 milhões de dólares, com o objectivo de proporcionar aos jovens uma formação técnico-profissional de qualidade.
Afecto ao Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), o CINFOTEC do Huambo vai albergar 732 formandos em cada período formativo, com foco no mercado de trabalho e no auto-emprego.
O director-geral do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Manuel Mbangui anunciou que o CINFOTEC do Planalto Central vai formar os primeiros técnicos angolanos de máquinas aplicadas na agricultura.
Deixa o seu comentário!