Angola e o Japão estabeleceram acordos de cooperação que têm dado suporte à assistência técnica, construção de infra-estruturas, apetrechamento técnico e desenvolvimento de gestores, formadores e supervisores, nas especialidades de construtor de edificações, montador de estruturas metálicas e assistente de topografia.

Os dados foram tornados públicos, em Luanda, pelo secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, depois de uma visita efectuada por deputados do Japão ao Centro de Formação Profissional do Cazenga e ao Centro de Construção Civil de Viana.

A delegação de deputados japoneses visitou a Academia Toyota de Angola, inaugurada em 2020, para preparar mão-de-obra qualificada para responder aos desafios do mercado. Os primeiros 20 formadores da Academia Toyota de Angola foram formadores no Brasil e estão a formar mais de 120 jovens angolanos, para darem continuidade às acções formativas.

O secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social deu a conhecer que 120 profissionais, habilitados a fazer assistência a viaturas Toyota e de outras marcas, já foram colocados no mercado de trabalho.

Pedro Filipe lembrou que as relações entre Angola e o Japão já têm muitos anos, tendo acrescentado que, apesar de o projecto inicial de parceria com a Academia Toyota ter terminado, estão a ser criadas as condições para uma segunda fase, que vai ser implementada fora de Luanda, tendo em conta que o balanço da primeira etapa foi positivo.

Em nome do Governo de Angola, Pedro Filipe agradeceu a parceria, augurando que se estenda em outras áreas, sobretudo nas demais províncias.

Na ocasião, o deputado japonês Keiichiro Asao disse que a parceria entre Angola e o Japão serve para fomentar o desenvolvimento industrial do país.

Depois do que constatamos, acrescentou, a cooperação pode ser contínua e abranger outros projectos.

Domingas Casua, uma das formandas, agradeceu a oportunidade, que, referiu, serve para aumentar os conhecimentos dos jovens e fazer com que se abram mais oficinas.

A jovem, de 20 anos, realçou que o seu interesse pelo curso é antigo. “Já frequento a Academia há seis meses e posso dizer que o método de ensino é moderno”.

Domingas Casua garante que já está preparada para abrir e fechar um motor e fazer o controlo das peças, uma técnica rara no país.

Dados do acordo de cooperação

Em 2019, o protocolo foi reforçado com o formato tripartido, entre as empresas Toyota de Angola (TDA), JICA – Angola e SENAI do Brasil, visando, essencialmente, a capacitação técnica de formadores na especialidade de mecânica-automotiva.

Desde a assinatura dos acordos de cooperação, foram promovidas uma série de acções que visaram elevar os níveis de qualificação do capital humano, assim como a integração em diversos programas de geração de emprego e renda.

Após a formação, os jovens são distribuídos em centros de outras províncias, assim como em empresas para serem enquadrados. O Executivo assumiu o grande compromisso em apostar na formação profissional, como meio de potenciar a economia com quadros qualificados para darem resposta aos desafios do país.

A intenção do Executivo é preparar quadros com qualidade, habilidades, criatividade, inovação e, fundamentalmente, com um perfil desejado pelas empresas, visando a diversificação e dinamização da economia.