Com objectivo de sensibilizar e ajudar os intervenientes no mercado da formação profissional, assim como as empresas para a necessidade de partilha constante de informação sobre as suas reais necessidades da qualificação de mão-de-obra, alinhadas ao mercado de trabalho, foi realizada as primeiras Jornadas Técnico Científicas da Formação Profissional, sob o lema “Partilhar e Envolver, por uma Qualificação Melhor de Profissionais para o sector de Energia”.

As jornadas foram realizadas durante os dias 12 e 13 de Setembro de 2023, no Centro Integrado de Formação Tecnológica-CINFOTEC.

As Jornadas Técnico-científicas da formação profissional serão realizadas anualmente e organizadas pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), através do Centro Nacional de Formação de Formadores (CENFFOR), podendo envolver instituições parceiras cujo objectivo seja a promoção e organização de acções de formação, relacionadas com as áreas consideradas importantes para a qualificação dos trabalhadores.

Durante as jornadas foi concluído que vai ser reforçada a promoção de centros de inovação, criação de núcleos de formadores de inovação, valorizar formalmente a carreira dos líderes inovadores, realização de Estágios supervisionados, nas instituições e empresas públicas e privadas.

Vais ser desenvolvido programas de estágios entre as empresas e as instituições de formação e escolas, ajuste dos conteúdos programáticos dos centros as reais necessidades do mercado de trabalho, partilhar com os envolvidos, os resultados dos estágios e do aproveitamento final dos estagiários.

Conta ainda a modernização dos centros de formação profissional, alinhamento da formação técnica de formadores com o apetrechamento em equipamentos dos centros, inserir o módulo de energias renováveis no currículo dos cursos na área de electricidade, capacitar os formadores da área de electricidade com conhecimentos de energias renováveis, de modo a ampliar o número de formadores com competências neste domínio.

Foi defendida maior atenção à qualidade dos projectos, na construção e na sua exploração(manutenção), elaborar programas de manutenção de instalações prediais, reflectir na possibilidade da instalação de um modelo de segurança inteligente, visto que o mesmo reduz em até 50 por cento dos custos de manutenção.

Recomendaram a elaboração de planos curriculares de segurança das instalações domiciliares e a realização de estudos sobre a empregabilidade dos indivíduos formados nos centros de formação.

Os objectivos das jornadas foram para melhorar a qualidade e capacidade de análise técnica e científica dos formadores, da área de electricidade, no domínio da produção, transporte, distribuição e consumo de energia eléctrica no país.

Criar uma rede local, regional e internacional de formadores de electricidade, promovendo a inter-relação dos profissionais do sector público e privado.

A primeira edição das Jornadas Técnico-científicas da Formação Profissional juntou vários prelectores-especialistas, empresas, moderadores, formadores e diversos actores do sector energético.

 Foram abordados os seguintes painéis; “Inovação e construções inteligentes”, “A electricidade do futuro e seu impacto para a formação de formadores”, “Inovação e construções inteligentes Linhas de orientação para formação de formadores; “A electricidade do futuro – Energias limpas e seu impacto na formação de formadores e qualificação de profissionais; “Sistema de segurança e protecção de instalações e residenciais; “Sistemas de segurança e protecção de instalações prediais, industriais e residências; “Perspectivas para a formação de formadores em sistemas de segurança e autoprotecção”.