Nos últimos cinco anos, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) construiu e apetrechou 16 unidades formativas, uma das maiores infra-estruturas erguidas neste período foi a Cidadela Jovens de Sucesso Irmãs da Misericórdia Dr. Luther Rescova, localizada no município de Alto Cauale, província do Uíge.

Inaugurada em Setembro de 2022, pelo governador José Carvalho da Rocha e a ministra da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.

O centro tem capacidade para albergar 480 jovens por cada ciclo formativo, sendo 120 para o sistema de internato.

Importa realçar que o INEFOP em 2017, detinha de 142 centros de formação profissional e este ano passou para 158, ultrapassando a meta prevista do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022, que previa um aumento de até 152 unidades.

O INEFOP através do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade, deu início a um programa de construção, reconstrução e requalificação dos centros de formação

profissional nas províncias do Uíge, Zaire, Huambo, Cuanza Norte, Lunda Sul e Bié.

Com essas infra-estruturas, o sistema tem uma oferta formativa devidamente apetrechada de equipamentos, para a formação teórica e prática dos formandos, assim como incidiu também a preocupação de melhorar a formação dos formadores, que necessitava de intervenção urgente.

As Escolas Rurais de Capacitação de Artes e Ofícios, vulgo Cidadelas Jovens de Sucesso são estruturas formativas tuteladas pelo INEFOP, cuja finalidade é dar formação profissional e educação escolar aos jovens mais desfavorecidos e apoiar famílias desestruturadas, visando a sua reinserção na sociedade.

Por este facto, a Cidadela Jovens de Sucesso de Cangola, está virada para atender exclusivamente o género feminino, tendo em atenção a necessidade de inclusão em matérias de Formação Profissional, especialmente no domínio agrário.

Esta Cidadela Jovens de Sucesso tem um grande ganho regional, vem aumentar a oferta formativa, não apenas nesta localidade, mas, também nas províncias circunvizinhas, como são os casos, do Bengo, Lunda Sul, Cuanza Norte, Zaire,

Huambo e Namibe.

Além de Cangola, existem outras cidadelas no país, nomeadamente, de Kalakala e Cabíri, em Luanda, Sacassange, no Moxico, Dinge, em Cabinda, Caculama, em Malanje e Matala, na Huíla.