Angola acolhe XV Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sob o lema “Por uma Justiça Social e Trabalho Digno para Todos”. O evento que decorre na província de Benguela de 16 a 18 de Maio conta com a participação de nove Estados-Membros da CPLP, funcionários do Secretariado-Executivo, Organizações Internacionais, parceiros sociais, observadores e outras individualidades.
A Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, falou da Angola enquanto Membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), exercendo os seus direitos e cumprindo com as obrigações emanadas da Constituição desta Organização, desde a sua criação a 17 de Julho de 1996.
Nesta conformidade, Sua Excelência Presidente da República e Titular do Poder Executivo autorizou a realização em Angola, da XV Reunião dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Durante três dias os Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais, vão abordar questões relacionadas com a abertura de um escritório-País da OIT em Angola para servir os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’S), A necessidade de reforço das trocas de experiências e a partilha de boas práticas, nos domínios das Políticas Públicas de Extensão da Proteção Social.
Teresa Dias, referiu-se ainda da necessidade de renovação do compromisso com a erradicação do trabalho forçado e do trabalho infantil no seio dos Países membros da CPLP, “que entre nós, tem sido materializado por via do Plano de Acção de Erradicação do Trabalho Infantil (PANETI), cuja Comissão foi criada por via do Despacho Presidencial nº 168/21, de 14 de Outubro”. realçou.
“Nos dias que correm, é cada vez mais evidente que, não basta somente a adesão ou ratificação de bons Acordos, é preciso também que se garanta a implementação imediata dos mesmos, de tal modo que, os efeitos dos trabalhos ora traçados, possam refletir a devida qualidade e eficácia, fundamentalmente o alcance dos objectivos definidos pelos Estatutos da CPLP” disse a Ministra da APTSS, durante o seu discurso de abertura.
Deixa o seu comentário!