O Instituto Nacional de Qualificações promoveu no passado dia 20 e 21 do corrente mês, dois Conselhos Sectoriais de Qualificações para apresentação e validação de 4 qualificações consideradas prioritárias no mercado de trabalho. Nomeadamente as qualificações de cozinheiro(a) de nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações, técnico(a) de produção de cozinha e pastelaria de nível 5, assim como assistente administrativo de nível 3 e técnico(a) administrativo de nível 5, respectivamente.
As qualificações apresentadas, nestes Conselhos Sectoriais de Qualificações, pertencem à duas famílias profissionais, nomeadamente “Alojamento, Restauração e Turismo” e “Administração, Gestão e Serviços de Apoio”. A elaboração destas surge no âmbito do desenvolvimento do Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais, que se encontra estruturado em 27 famílias profissionais.
Os Conselhos Sectoriais de Qualificações contaram com a participação de representantes de empresas, de associações empresariais e profissionais, dos sindicatos, de instituições de ensino e formação profissional (públicas e privadas), peritos nacionais e estrangeiros dos sectores em questão.
Durante o encontro foram ainda apresentados os principais resultados de dois Estudos Sectoriais das famílias profissionais “Alojamento, Restauração e Turismo” e “Administração, Gestão e Serviços de Apoio”. A realização destes Estudos permitiu a delimitação dos sectores acima mencionados, a análise das suas dinâmicas e perspectivas de evolução, e a identificação das qualificações consideradas relevantes e prioritárias para o desenvolvimento e integração no Catálogo Nacional de Qualificações Profissionais.
A elaboração das qualificações e dos Estudos Sectoriais, contaram com o financiamento da União Europeia, no âmbito do projecto de Revitalização do Ensino Técnico Profissional e da Formação Profissional – RETFOP.
Deixa o seu comentário!