Depois de 15 anos de existência, a rede do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), continua a ser expandida e cada vez mais modernizada. A informação foi avançada, pelo Secretário de Estado para Administração Pública.
Vânio Americano falava durante a cerimónia de comemoração dos 15 anos do SIAC, assinalado a 12 de Setembro, que foi marcada com atribuição de menção honrosa aos funcionários mais destacados.
O governante disse que a data deve servir de reflexão, para todos estarem cada vez mais unidos.
Destacou que a melhoria da qualidade do atendimento deve ser sempre a prioridade para o bem-estar do cidadão.
“Se estivermos sempre unidos, vamos conseguir ultrapassar todos os problemas do dia-a-dia”, ressaltou.
Os grandes desafios do SIAC durante os 15 anos, destacou, foram a implementação do sistema digitalizado e a reforma administrativa.
Apontou que um dos grandes objectivos é aumentar o número de serviços, tanto empresarial, público e privado, bem como inserir o Simplifica.
O SIAC actualmente tem 13 organismos públicos, com cerca de 220 actos, distribuídos nas distintas unidades, em função da localização geográfica e das necessidades dos serviços dos cidadãos.
Serviço menos burocrático
Na ocasião, a Directora Geral do SIAC, Amélia Varela, defendeu que o serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão tem apostado na modernização dos serviços para ter uma administração pública menos burocrática e mais simplificada.
Referiu que o SIAC tem 16 subunidades em todo o país e continuam a trabalhar para servir mais e melhor os cidadãos.
Amélia Varela acrescentou que durante os 15 anos de existência, o SIAC tem prestado serviços ao cidadão de forma responsável e com a maior qualidade, com a concentração de num único espaço físico prestar diversos serviços do sector administrativo, empresarial, público e privado.
A Directora Geral garantiu, que o objectivo do SIAC é proporcionar ao utente, um alto padrão de atendimento com qualidade e eficiência.
O SIAC está distribuído nas unidades de Luanda, nas zonas de Talatona, Cazenga, Zango, Calawenda e Marconi. Nas outras províncias, está destacado no Uíge, Bengo (Caxito), Malanje, Benguela, Huambo, Lunda Sul (Saurimo), Cunene, Huíla (Lubango), Moxico (Luena) e Cabinda.
Referir que o SIAC tem, cada vez mais, estendido os seus serviços. Uma das novidades é a possibilidade dos cidadãos poderem levantar o Bilhete de Identidade aos finais de semana e feriados.
O SIAC é uma instituição onde os cidadãos podem tratar o Bilhete de Identidade, Carta de Condução, Registo de Nascimento, Cartório Notarial.
Na unidade pode ser feito ainda autenticação de documentos no Ministério das Relações Exteriores, cadastramento nos centros de emprego, tem disponível serviços de bancos e área empresarial.
O SIAC está preparado para atender todos os cidadãos que acorreram às suas unidades.
O SIAC tem um orientador de fluxo para facilitar o atendimento. As normas definem, por exemplo, que para se tratar documentos na área do Registo Civil, é necessário fazer-se, antes, a triagem, de modo que, quem vai à outra fase tenha condições que permitam a execução.
Quando o cidadão chega ao SIAC deve tirar uma senha e observar se a sua documentação está completa.
O tempo de espera para o atendimento está programado para apenas cinco minutos, caso o utente tenha toda a documentação completa.
As falhas no processo de entrega e execução do documento só acontecem quando há deficiência no sistema, que depende de um provedor que garante a comunicação.
Deixa o seu comentário!