Nos últimos cinco anos, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) construiu e apetrechou 15 unidades formativas, tendo formado no presente ano, 75.970 cidados.

Uma das maiores infra-estruturas erguidas neste período foi a Cidade Jovens de Sucesso de Cangola, no município de Alto Cauale, província do Uíge, denominada “Cidadela Jovens de Sucesso Irmãs da Misericórdia Dr. Luther Rescova”, inaugurada, recentemente, pelo governador José Carvalho da Rocha em companhia da ministra da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.

O centro tem capacidade de albergar 480 jovens por cada ciclo formativo.

Importa realçar que o INEFOP em 2017, detinha de 142 centros de formação profissional e este ano passou para 157, ultrapassando a meta prevista no PDN 2018-2022, que previa um aumento de até 152 unidades.

A ministra destacou que a homenagem a Luther Rescova, além de ter sido um bom cidadão, foi pelo facto de em 2020, ter colocado a primeira pedra para a construção desta magnífica infra-estrutura.

O INEFOP através do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade, deu inícioa um programa de construção, reconstrução e requalificação dos centros de formação profissional nas províncias do Uíge, Zaire, Huambo, Cuanza Norte, Lunda Sul e Bié.

Com essas infra-estruturas, a ministra afirma que o sistema tem uma oferta formativa devidamente apetrechada de equipamentos, para a formação teórica e prática dos formandos, bem como incidiu também a preocupação de melhorar a formação dos formadores, que necessitava de intervenção urgente, porquanto só com a forte capacitação dos formadores é que se pode ter formandos devidamente preparados para enfrentar o mercado de trabalho.

A ministra informou que as Escolas Rurais de Capacitação de Artes e Ofícios, vulgo Cidadelas Jovens de Sucesso, são estruturas formativas tuteladas pelo INEFOP, cuja finalidade é dar formação profissional e educação escolar aos jovens mais desfavorecidos e apoiar famílias desestruturadas, visando a sua reinserção na sociedade.

Por este facto, enfatizou que a Cidadela Jovens de Sucesso de Cangola, está virada para atender exclusivamente o género feminino, tendo em atenção a necessidade de inclusão em matéria de Formação Profissional, especialmente no domínio agrário.

Segundo a ministra, a Cidadela Jovens de Sucesso, tem um grande ganho regional, porquanto, vem aumentar a oferta formativa, não apenas nesta localidade, mas, também nas províncias circunvizinhas, como são os casos, do Bengo, Lunda Sul, Cuanza Norte, Zaire, Huambo e Namibe.

A governante revelou que esta é a mais recente Cidadela Jovens de Sucesso, que vem se juntar as demais existentes no país, tais como as de Kalakala e Cabíri, em Luanda, Sacassange, no Moxico, Dinge, em Cabinda, Caculama, em Malanje e Matala, na Huíla.

A Cidadela Jovens de Sucesso de Cangola, iniciou a sua fase de construção em Fevereiro de 2021, tendo sido concluída no mês de Junho do presente ano.

A mesma, foi inaugurada com a designação de Cidadela Jovens de Sucesso Irmãs da Misericórdia “Dr. Luther Rescova”, que naquela altura na qualidade de governador da província do Uíge, reafirmou o compromisso do Executivo, na continuidade da capacitação de quadros, visando a promoção do desenvolvimento nacional e que também em vida, primou sempre pelo sucesso dos jovens, participando incansavelmente na implementação dos programas de emprego e da formação profissional.

Compromisso com a Santa Sé

A obra da Cidadela Joven de Sucesso de Cangola, enquadra-se no âmbito da CONCORDATA, assinada entre o Executivo e a Santa Sé, que visa a recuperação de infra-estruturas, que outrora pertenceram à Igreja Católica, que por razões da Guerra Civil vivida no país, foram expropriadas para fins públicos, assim como neste caso, foi completamente danificada, durante aquele período.

A Cidadela Jovens de Sucesso Irmãs da Misericórdia “Dr. Luther Rescova”, destina-se a acolher jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, com a 6.ª Classe concluída, tendo uma capacidade máxima de 480 formandos, por cada ciclo formativo, sendo 120 em regime de internato e 360 de externato, exclusivamente para o género feminino.

Na Cidadela Jovens de Sucesso serão ministrados 15 cursos de longa duração, sendo de Secretariado, Educador de Infância, Corte e Costura, Hotelaria e Turismo, Agricultura, Mecânica Automóvel, Florista, Canalização, Electricidade, Serralharia, Transformação e Conservação Alimentar, Informática.

A ministra referiu que no âmbito da parceria existente com o Ministério da Educação, serão transversalmente, ministrados os programas de Matemática e de Língua Portuguesa, permitindo que no final dos três anos de frequência do curso, os formandos saiam com uma dupla certificação profissional e escolar, equivalente a 9.ª Classe.

Tributo a Luther Rescova

A ministra do MAPTSS agradeceu aos familiares do Dr. Sérgio Luther Rescova Joaquim, que testemunharam o acto, reafirmando que o Executivo sempre irá trabalhar para honrar o seu bom nome e a sua dedicação à Pátria.

Ba ocasião, o governador do Uíge, Jose Carvalho da Rocha considerou que o centro é um grande projecto, que vai oferecer mais oportunidades de emprego a ppopulação.

Jose Carvalho da Rocha quer que a região se desenvolva com os serviços disponíveis desta infra-estrutura.

Agradeceu ao MAPTSS por fazer uma homenagem a um filho desta terra, o então governador Sérgio Luther Rescova, “não temos palavras para expressar esse sentimento, apenas garantimos que em nome da população, iremos cuidar bem desta infra-estrutura”, agradeceu o governador.

A administradora municipal do Alto Cauali, Isabel Cula considerou que o Executivo tem feito de tudo para melhorar as condições dos cidadãos, um dos exemplos é essa nobre infra-estrutura, que vai suprir as necessidades dos jovens, no que diz respeito a formação profissional.

Isabel Cula disse que os cursos escolhidos são fundamentais para as necessidades da população, reconhecendo que devem ainda ser implementados outros como a formação de professores e construção civil, que pode permitir que os jovens estejam inseridos no mercado de trabalho.

Irmã Nazaré da Costa falou em nome da família de Sérgio Luther Rescova agradeceu o gesto do Governo Angolano pelo reconhecimento de um cidadão que sempre se dedicou para garantir o bem de todos.

Inaugurado Centro de Cacolo

Um centro com capacidade para 800 formandos foi reinaugurado, na Lunda Sul, no município de Cacolo, pela ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social.

Teresa Rodrigues Dias disse que o Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional foi requalificado e equipado com equipamentos de alta tecnologia, para adequar a nova realidade, depois de ter sido inaugurado em 2008.

Desde a sua existência, referiu, o centro não sofria qualquer tipo de manutenção e foi se degradando a cada dia. A requalificação foi feita no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), depois de ter sido feito um levantamento de alguns centros que precisavam ser reabilitados.

A ministra destacou que o PAPE atingiu as metas preconizadas de execução, no que concerne a requalificação de alguns centros, outros ainda estão para ser inaugurados, concretamente nas províncias do Zaire e Uíge.

Além da inauguração do centro, foram distribuídos mais de 100 kits profissionais a jovens recém-formados, nas especialidades de carpintaria, eletricidade, agricultura, corte e costura, manicure, serralharia, entre outros.

A ministra anunciou ainda que durante o reequipamento dos centros  foram adaptados cursos de computação, para permitir que estejam altura da nova dinâmica formativa.

Na ocasião, o administrador do município de Cacolo, Adérito Lukani considerou que a zona ganhou uma grande infra-estrutura, que vai ajudar a combater a carência de empregos.

Adérito Lukani disse que o município está em franco desenvolvimento, com a implementação desses cursos a situação vai melhorarsignificativamente, porque antes havia muita carência destas especialidades no município.

O dirigente referiu que o centro vai fazer com que os jovens cresçam mais profissionalmente e consequentemente criar oportunidades de emprego.

Linhas do PAPE

A ministra realçou que o PAPE é um programa inserido nas políticas activas do mercado de trabalho, que visa a inserção imediata dos jovens em actividades susceptíveis de geração de renda e emprego, recomendados pela Organização Internacional de Trabalho, ajustada a realidade Angolana.

Deste modo, é fundamental a aposta na capacitação da mão-de-obra nacional, em cursos de curta e longa duração, a avaliação e certificação de competências para atribuição de Carteiras Profissionais, assim como a formalização e inscrição dos beneficiários no Sistema de Protecção Social Obrigatória, constituem as principais premissas do PAPE, obedecendo os critérios rigorosos de selecção.

O Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade, disse, visa também contribuir como um acelerador, para a expansão da rede de Centros de Formação Profissional em todo o País, bem como do aumento da oferta formativa, garantindo a oportunidade de acesso dos jovens ao conhecimento, estancando a saída dos municípios sede.

Teresa Rodrigues Dias reconheceu que a participação activa dos jovens, tem permitido o seu encaminhamento para os variados programas, no âmbito do PAPE, designadamente, Avanço e Capacita.