Cerca de 20 jovens em Luanda, benefíciaram, hoje (sexta-feira), de micro-crédito, para dar continuidade a projectos empresariais de suas próprias iniciativas.
A iniciativa é do projecto KixiCrédito em parceria com o programa de estágios profissionais, promovido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), que rubricaram um acordo para micro empreendedores.
De acordo com dados do INEFOP, o programa de estágios profissionais vai beneficiar 600 jovens das províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, enquanto o apoio ao micro empreendedor vai abranger 300 investidores.
Para o programa de estágios profissionais, o INEFOP assinou, ainds hoje, acordos com 21 empresas de diferentes áreas.
O programa de apoio ao micro empreendedor prevê a concepção de financiamento para cada beneficiado aplicar em diversas áreas.
O objectivo dos dois programas é apoiar jovens para obtenção do primeiro emprego, bem como alavacar a economia nacional.
Durante o encontro, o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe considerou que com esses dois projectos, os jovens têm também a possibilidade de diversificar a economia e gerar novos empregos.
Segundo o governante, os dois programas foram criados numa parceria entre o INEFOP e o Projecto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), com financiamento da União Europeia.
O programa do micro crédito foi lançado em Março de 2022, com 2.266 candidaturas, dos quais, 300 projectos foram aprovados e obtiveram crédito.
O acto contou com as presenças dos embaixadores da União Europeia, de Portugal e França, bem como representantes de algumas empresas que estão abrangidas no programa de estágios.
Deixa o seu comentário!