Um centro com capacidade para 800 formandos foi reinaugurado, ontem, na Lunda Sul, no município de Cacolo, pela ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social.
Teresa Rodrigues Dias disse que o Centro Integrado de Emprego e Formação Profissional foi requalificado e equipado com equipamentos de alta tecnologia, para adequar a nova realidade, depois de ter sido inaugurado em 2008.
Desde a sua existência, referiu, o centro não sofria qualquer tipo de manutenção e foi se degradando a cada dia. A requalificação foi feita no âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), depois de ter sido feito um levantamento de alguns centros que precisavam ser reabilitados.
A ministra destacou que o PAPE atingiu as metas preconizadas de execução, no que concerne a requalificação de alguns centros, outros ainda estão para ser inaugurados, concretamente nas províncias do Zaire e Uíge.
Além da inauguração do centro, foram distribuídos mais de 100 kits profissionais a jovens recém-formados, nas especialidades de carpintaria, eletricidade, agricultura, corte e costura, manicure, serralharia, entre outros.
A ministra anunciou ainda que durante o reequipamento dos centros foram adaptados cursos de computação, para permitir que estejam altura da nova dinâmica formativa.
Na ocasião, o administrador do município de Cacolo, Adérito Lukani considerou que a zona ganhou uma grande infra-estrutura, que vai ajudar a combater a carência de empregos.
Adérito Lukani disse que o município está em franco desenvolvimento, com a implementação desses cursos a situação vai melhorarsignificativamente, porque antes havia muita carência destas especialidades no município.
O dirigente referiu que o centro vai fazer com que os jovens cresçam mais profissionalmente e consequentemente criar oportunidades de emprego.
Deixa o seu comentário!