Um centro com capacidade para albergar 280 formandos, foi inaugurado, recentemente, em Luanda, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Teresa Rodrigues Dias revelou que a inauguração do centro, é do âmbito do Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), que prevê a requalificação, construção e apetrechamento de vários centros em todo o país.
A ministra referiu que a condição em que se encontrava o centro do Sambizanga, era lastimável, o que obrigou a demolição total, para dar lugar a uma nova infraestrutura.
Teresa Rodrigues Dias destacou que é uma mais valia a reconstrução do centro, pelo facto do distrito do Sambizanga ser um dos mais populosas de Luanda.
“O centro foi também equipado com equipamentos de alta tecnologia, fundamentalmente, um laboratório de software, que vai permitir acções formativas de contabilidade informática, mecânica auto e possivelmente enriquecê-lo com outras especialidades” destacou a ministra.
Pavilhão já formou mais de quatro mil cidadãos
O Pavilhão de Formação Profissional de Artes e Ofícios do Sambizanga foi desactivado em Março de 2020, devido ao estado avançado de degradação da sua infraestrutura.
O centro desde o 2008 até 2021, já formou 4.328 formandos, em diversas especialidades, concretamente, na especialidade de informática, serralharia, mecânica auto, canalização, pedreiro e ladrilhador.
Para não parar com as actividades formativas, houve necessidade de se proceder à celebração de um protocolo entre o INEFOP e a Associação Aqua Sambila, que possibilitou a transferência dos formandos e formadores até à data de conclusão da obra.
O seu quadro de pessoal é composto por 19 funcionários.
O Pavilhão de Artes e Ofícios do Sambizanga tem uma capacidade formativa instalada 280 formandos e ministra em dois turnos, sendo um no período da manhã e outro de tarde.
A reabilitação do centro melhorou as condições de ensino e aprendizagem, acomodação, conforto dos formandos, apetrechamento das oficinas, sobretudo, da especialidade de mecânica-auto e informática com equipamentos de alta tecnologia.
O centro serve também de oportunidade aos jovens em frequentar o primeiro ciclo básico de formação perto da sua zona de residência e estarem prontos para o mercado de trabalho.
Deixa o seu comentário!