Depois da suspensão ocorrida em dezembro último, o INSS retomou, ontem dia 09 de maio de 2022, o processo de prova de vida em todo o território nacional. A suspensão deveu-se ao número elevado de casos da COVID 19.

No primeiro dia da iniciativa, 2.292 pensionistas nascidos em maio, foram as agências de atendimento do INSS para cumprir o dever da prova de vida.

O maior volume de atendimento deu-se nas seguintes agências: Luanda com 516 pensionistas, Benguela com 123, Siac – Talatona com 104, Viana com 99 e Lubango 95 pensionistas.

Recordar que a prova de vida permite que os pensionistas garantam a continuidade do recebimento das suas prestações mensais, conforme estabelece o Decreto Presidencial 299/20 de 23 de novembro. E deve ser realizada no mês de aniversário do pensionista de reforma e para os titulares de pensão de sobrevivência, a prova de vida deverá ser feita no mês de aniversário do trabalhador ou pensionista falecido que gerou o direito à pensão. Para o efeito, o INSS recomenda aos pensionistas que se desloquem à agência de atendimento do INSS mais próxima.

O INSS informa que a não realização da prova de vida no mês de aniversário ocasionará a suspensão da pensão.