O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) realiza, sexta-feira, dia 25 de Fevereiro, em Luanda, em Talatona, às 10H00, no Auditório do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), Abertura do Acto Central do Ciclo Formativo de 2022.
A actividade será testemunhada pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues Dias e pela governadora de Luanda, Ana Paulo de Carvalho.
O ano formativo é a concretização dos objectivos e metas definidas no PDN 2018-2022, previstas no Sistema Nacional de Formação Profissional (SNFP).
Para este ano, vão ser desenvolvidas ao longo do ciclo formativo de 2022, acções com temas subordinado “A Formação Profissional como Factor de Inclusão Social”.
Durante a abertura do ano formativo, está prevista a entrega de kits de trabalho e micro-créditos aos jovens formados nos ciclos de 2019-2021, do Sistema Nacional de Formação Profissional.
Importa referir que o SNFP conta actualmente com 1.271 instituições de formação profissional, das quais, 156 tuteladas pelo INEFOP, 35 de outros organismos públicos e 1.063 privadas, licenciadas para o exercício da actividade formativa.
O sistema, no período de 2018-2021 capacitou um total de 260.985 cidadãos. No presente ciclo formativo, inscreveram-se 71.285 cidadãos, estando matriculados 33.200, o que demonstra um grande interesse por parte dos jovens na aquisição de competências profissionais.
A par do processo formativo, a obtenção da certificação profissional permite que centenas de jovens tenham acesso a outros programas implementados pelo INEFOP, nomeadamente, Estágios Profissionais, sendo enquadrados em empresas públicas e privadas, também beneficiam de kits de trabalho ou de micro-créditos, como incentivo ao empreendedorismo e fomento do auto-emprego.
Deixa o seu comentário!