O programa de estágios profissionais, que é um dos subprogramas do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), está a viabilizar a criação de dezenas de postos de empregos a jovens de todo o país. 

Por via do programa de estágios, várias empresas, dos mais diversos ramos de actividades têm acolhido jovens recém-formados pelos centros de formação profissional e universidades públicas e privadas com vista a dar-lhes oportunidades de estágios para, posteriormente, serem absolvidos pelo mercado de trabalho. 

A título de exemplo, entre as várias empresas que abraçaram a iniciativa consta a Nestlé Angola que absolveu jovens que ganharam o seu primeiro emprego naquela multinacional, fruto de um acordo de parcerias de estágios assinado em Janeiro último. 

Entre as empresas dos diferentes ramos de actuação, o sector das engenharias, recursos humanos e comunicação social foram das áreas em que os jovens beneficiados foram enquadrados. 

Medina Francisco,  uma das benefíciarias, valorizou o programa de estágios, afirmando que o mesmo mudou completamente a sua vida por garantir-lhe o emprego que precisava. 

Conforme explicou, na actual conjuntura de dificuldades, aonde a obtenção de um emprego está cada vez mais difícil, representa, para si, uma oportunidade de grande importância ser uma das candidatas seleccionadas. 

“Sair da universidade, recentemente, e receber uma oportunidade de emprego, para depois ser absolvida, é uma sorte grande que vou levar para a vida inteira”,  frisou. 

Por seu turno, Eugênio Cardoso, outro beneficiário, manifestou igualmente o seu agradecimento pela oportunidade de ter sido um dos selecionados ao programa de estágios e consequentemente absolvido pelo mercado de trabalho. 

“Eu só tenho de agradecer. Empenhei-me muito para que fosse um dos seleccionados a ficar e, por sorte, o desejo acabou de ser realizado. Espero que outros jovens tenham a mesma oportunidade”, atestou. 

*Parceria funcional* 

A Directora de Comunicação Institucional e Imprensa do grupo Nestlé Angola, Neusa Lazary, disse que o acordo de parceria entre a sua instituição e o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), órgão tutelado pelo ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), foi assinado em Janeiro último, beneficiando vários jovens. 

Conforme explicou, do total do grupo selecionado, 50 por cento foram absolvidos com um nível de aproveitamento acima da média, o que garantiu a entrada, directamente, destes ao quadro de funcionários da empresa. 

Face ao sucesso desta parceria, a responsável disse que a Nestlé vai continuar a dar oportunidade de emprego aos jovens angolanos que representam o total da sua força de trabalho. 

“Foi uma parceria estratégica e funcional. Pelo sucesso, vamos continuar a trabalhar para que mais jovens tenham a mesma oportunidade”, explicou.

*PAPE acima dos 40 mil postos de trabalho

O Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), de iniciativa do Executivo angolano, operacionalizado pelo mistério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), já viabilizou, até ao momento, a criação de 45 mil postos de empregos, como deu a conhecer o secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe.

O governante, que falava no semanal briefing do ministério da Economia e Planeamento, disse que grande parte dos beneficiários destes postos de trabalho são jovens que aderiram ao programa, que prevê criar, até 2022, 83 mil postos de trabalho nas mais diversas especialidades.