Encerrou, nesta quinta-feira, a formação de multiplicadores de técnicos do emprego e de gestores de centros de emprego das províncias de Luanda, Uíge, Huambo, Huila, Moxico, Benguela e Malanje.
A acção formativa decorreu de 22 de novembro a 2 de dezembro na Académia do Empreendedor de Luanda, enquadrada na Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional (RETFOP), projecto financiado pela União Europeia, no âmbito da cooperação com a República de Angola.
A formação de multiplicadores da formação de técnicos do emprego contou com 17 participantes e teve como objectivos, potenciar metodologicamente os técnicos para a elaboração de entrevista, gestão de ofertas de emprego e assim permitir fazer um diagnóstico e estabelecer boas relações com as empresas.
Já a formação de gestores de centros de emprego, contou com 12 participantes e visou a capacitação em diagnóstico territorial, parcerias e projectos estratégicos.
Ao presidir ao acto de encerramento da acção formativa, o Director Geral do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional, Manuel Mbangui, referiu que os recém-formados devem aplicar na prática todo o conhecimento apreendido para se atingir os objectivos preconizados, que visam a revitalização e modernização dos centros de emprego do país.
Por seu lado, o coordenador do RETFOP, Alexandre Rosa disse que as duas formações resultam de um trabalho árduo de preparação das metodologias realizada num cenário de pandemia.
A formação contou a participação de peritos da agência francesa de emprego.
De referir que o INEFOP tem 73 centros de emprego em todo país.
Deixa o seu comentário!