O programa de estágios profissionais, que é um dos itens contidos no Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), em execução, atingiu a cifra dos 1,300 beneficiários nas mais diversas empresas e especialidades, deu a conhecer, em Luanda o Secretário do Estado do Trabalho e Segurança Social.

De acordo com o governante, para este ano, o número de beneficiários ultrapassou a expectativa das acções que estavam programadas, o que, frisou, constitui em sucesso no que a implementação do projecto, que é de iniciativa presidencial, diz respeito.

Conforme explicou apesar da conjuntura, face ao quadro pandémico que o país e o mundo vivem, em função da Covid-19, ainda assim muitas são as empresas que estão a aderir ao programa de estágios profissionais remunerados, dando a possibilidade de muitos jovens recém-formados pelos Centros de Formação tutelados pelo INEFOP, universidades e institutos médios demostrarem as suas habilidades.

Segundo explicou, uma das últimas empresas que abraçou o programa de estágios profissionais foi a Petromar que, na semana finda, acolheu 100 jovens que deverão efectuar estágios naquela empresa do sector petrolífero.

 O grupo de 100 profissionais recém -formandos vai juntar-se a outros 100 que já se encontram na mesma instituição a estagiarem, o que vai dar assim um contingente total de 200 jovens em estágios.

Pedro Filipe fez saber que, findo o prazo dos estágios, as empresas são livres de contratarem os profissionais com valências para o trabalho que se pretende.