O Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade PAPE, já se encontra em execução nas 18 províncias do País.

O PAPE engloba diferentes projectos e prevê criar 83 mil postos de trabalho.

O programa de estágios profissionais é um dos planos integrados no âmbito da operacionalização do PAPE e está a facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho, conforme deu a conhecer a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.

A ministra disse que, várias empresas estão a aderir ao programa de estágio renumerado, aprovado em Decreto Presidencial, o que está a permitir o alargamento do número de jovens ao primeiro emprego.

De acordo com a governante, o Executivo, por si só não vai poder resolver o problema da empregabilidade. É preciso o envolvimento de toda a sociedade, com uma aposta forte do sector empresarial privado, permitindo o acesso de jovens ao primeiro emprego.

“A Hora é Esta”

A operacionalização do PAPE está a permitir a assinatura de acordos e protocolos de cooperação entre o Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e diferentes instituições, o que está a fazer com que vários jovens recebam estágios nas mais diversas áreas de actividade e de forma remunerada. Sendo que os jovens com maior desempenho, acabam por serem absolvidos pelas próprias empresas.

O PAPE é uma realidade em Angola e já criou até ao momento, cerca de 13 mil postos de trabalho. Acesse o portal do PAPE www.pape.gov.ao ou procure pelos serviços do INEFOP espalhados a nível de todas as províncias e municípios do País e formalize a sua candidatura.

“PAPE – POR ANGOLA PROMOVENDO A ESPERANÇA”