O Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) de Luanda pretende, distribuir, até ao final do ano, mais de mil kits profissionais, a jovens talentosos em várias especialidades.

Segundo o chefe do Serviço Provincial de Luanda do INEFOP, que falava hoje, aos órgãos de Comunicação Social, os jovens beneficiados estão inscritos no Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE), Programa Avanço e que tenham concluído formação nos centros do MAPTSS ou já são habilitados com valências profissionais.

Barros Pululu informou, que até ao momento já foram entregues kits profissionais a jovens dos municípios de Talatona (63), Icolo e Bengo (91), Cacuaco (117), Cazenga (73) e Belas (26), perfazendo um total de 370, que gerou cerca de 734 empregos.

O chefe do serviço provincial de Luanda referiu que estão por receber kits profissionais jovens dos municípios de Viana, Kilamba Kiaxi e de Luanda, com a excepção da Quissama, pela ausência de um estudo mais apurado para o efeito.

Barros Pululu considera que o ano de 2021 é desafiador, pelo facto da procura de cursos profissionais aumentar significativamente.

Referiu que os dados estatísticos apontam que das 43 unidades formativas na Província de Luanda, foram inscritos um total de 31.155 candidatos, deste número, 7.224 matriculados, sendo 5.324 do sexo masculino e 1.920 do sexo feminino.

O chefe do serviço reconheceu ainda que o Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade tem sido a grande aposta do Executivo para a criação de empregos e a inserção de mais jovens no mercado de trabalho.