O Diretor-geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Anselmo Monteiro, anunciou ontem, em Luanda, que os pensionistas da Segurança Social já podem passar a receber a partir deste mês, Abril, as suas pensões, através dos bancos comerciais de sua preferência ou através do sistema de pagamento automático.
A apresentação do processo de alteração do cadastro de IBAN para pensionistas de reforma e sobrevivência, foi feita ontem, nas instalações do MAPTSS.
O Diretor-geral explicou que o processo de cadastramento, nesta primeira fase, começa com os pensionistas que fazem anos nos meses de Janeiro e Fevereiro, enquanto os outros vão fazer de forma sequencial.
Anselmo Monteiro, esclareceu que após a confirmação do novo IBAN os pensionistas passam a receber as suas pensões no mês seguir.
Por motivos de segurança, as alterações das contas serão efectuadas apenas presencialmente, nas agências de atendimento, durante o processo da prova de vida.
Entretanto, quem tiver contraído dívida com o BPC não poderá fazer a mudança para um outro banco, ou seja, fica de fora deste processo de alteração do IBAN até regularizar a sua situação.
Requisitos necessários
O pensionista que optar pela mudança de conta para um outro banco comercial, deverá apresentar-se nas agências do INSS com o Bilhete de Identidade e o comprovativo do banco com a nova coordenada bancária.
Para tornar mais célere o processo, as agências do INSS, estarão abertas aos sábados das 8H00 às 12h00.
A nova dinâmica é fruto do acordo entre o Banco Nacional de Angola e o INSS, no âmbito da adesão ao Sistema de Pagamento Automático (SPA), cujo objectivo é estabelecer as condições para a prestação e disponibilidade de canais e meios de pagamentos automáticos, de modo a conferir ganhos significativos para o Sistema de Proteção Social obrigatória.
“O lançamento da campanha visa simplificar os serviços e tornar o INSS num banco virtual, onde as operações bancárias serão executadas pela própria Instituição. Deste modo é possível diversificar o fluxo financeiro para os demais bancos comerciais.”
O Diretor-geral assegurou que a partir de agora não haverá problemas com a demora do depósito das pensões, tudo foi testado com o BNA e a sua área técnica.
Deixa o seu comentário!