No âmbito do projecto de Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional (RETFOP), deu-se hoje 22 de Fevereiro de 2021, o encerramento do curso de Formação de Formadores, no CINFOTEC – RANGEL. A cerimónia de encerramento foi presidida por Sua Excelência Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dr.ª Teresa Rodrigues Dias. Tendo participado do evento, a Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, Adida de Cooperação da Embaixada de França, Irène Kirsh, Director Geral do INEFOP, Dr. Manuel Mbangui, Coordenador do RETFOP, Dr. Alexandre Rosa, Directora do CENFFOR, Dra. Inês De Almeida, bem como representantes dos formandos e convidados.

O projecto de Revitalização do Ensino Técnico e Formação Profissional (RETFOP), é uma iniciativa da União Europeia que visa apoiar o Ensino Técnico Profissional, bem como as iniciativas de empregabilidade. A formação que ora encerrada, faz parte da iniciativa designada “Actividade 221”, cujo objectivo foi formar 31 formadores de formadores no domínio pedagógico. A mesma formação foi realizada em formato online, ministrada pelo Instituto Camões da Cooperação e da Língua, bem como pela Expertise France.

O trabalho preparatório para a implementação desta actividade teve início em Outubro de 2019, com a vinda de três especialistas franceses ao nosso país. Esta equipa, trabalhou em estreita colaboração com o Centro Nacional de Formação de Formadores (CENFFOR), procedendo a identificação das necessidades de formação dos formadores de formadores, sendo que o acto hoje testemunhado, é a realização do alcance dos objectivos então traçados.

De referir que as actividades do projecto RETFOP incidir-se-ão numa primeira fase, às províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Huíla, Moxico e Uíge.

Para iniciativa designada Actividade 221, foram selecionados formadores de formadores do INEFOP, da estrutura central do CENFFOR e dos núcleos de formadores das províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Huíla e Uíge.

Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional do MAPTSS