Angola pode criar 83 mil empregos directos, até finais de 2021, no âmbito da aplicação do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).

A informação foi avançada, em Luanda, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Teresa Rodrigues, no final do lançamento da plataforma digital E-Bumba, na mesma ocasião que foram distribuídos micro créditos.

Teresa Rodrigues estima que este número aumente com a integração dos empregos indirectos. Acrescentou que o Executivo está empenhado em diminuir o índice de desemprego, daí que, até Dezembro deste ano, o PAPE chegará às províncias do Bié, Huíla e Namibe, depois de ter já beneficiado os cidadãos do Cuando Cubango, Uíge, Moxico e Luanda, com micro créditos (equivalentes a mil dólares) e a distribuição de kits profissionais.
O PAPE lançado oficialmente a 4 de Outubro de 2019, no Cuando Cubango, consta dos programas do Executivo, para aumentar os níveis de empregabilidade, com vista o combate à pobreza e exclusão social.

Aprovado por via do Decreto Presidencial 113/19 de 16 de Abril, o PAPE visa dinamizar um conjunto de acções e projectos para estimular o surgimento de novos postos de trabalho até 2022.